Não Seja Distraído Pelas Curvas Acentuadas

Os estados de “Israel” e “as nações do mundo” constantemente alternam dentro de uma pessoa e este processo não depende dela. Tudo o que ela tem a fazer é “pisar no acelerador”, trabalhando para a frente com tudo o que ela tem. Para isso, é preciso uma forte ligação com o grupo e um pensamento implacável sobre o avanço espiritual no sentido de doação. É assim que o princípio “de Israel, a Torá, e o Criador somos um” é realizado, que é o comando do Criador.

Por mais esforços que uma pessoa faz, mais vezes estes dois estados se alternam. É quando é importante não deixar que nenhum deles a ponha fora do trilho, para não desejar permanecer em seu estado, e não ficar preso em qualquer um deles.

Devemos sempre ver o objetivo na nossa frente e aspirar diretamente a ele, mesmo que o caminho seja tortuoso e curvilíneo. Cada pessoa está rodopiando pelo seu próprio Reshimot como se estivesse avançando por um túnel sinuoso. Não há para onde fugir e você só aspira para frente, não fazendo nenhum cálculo sobre as curvas.

Talvez você queira parar de experimentar o estado atual, para estudá-lo e “mastigá-lo.” Mas isso nunca vai ajudar. Tente passar por todos os lugares em alta velocidade e não se preocupe se você não estiver familiarizado com o caminho.

A única maneira de entender alguma coisa é de um nível superior. Uma criança nunca sabe o estágio de desenvolvimento em que ela está passando agora. Ela compreende apenas as etapas anteriores. É por isso que as crianças mais velhas podem ser instrutores para as mais jovens. A melhor coisa é criar este tipo de interação entre níveis adjacentes.

Portanto, nós sempre aspiramos apenas para frente, até o final da correção. Só aí vamos revelar todas as raízes, todos os estados iniciais, intermediários e finais. Quando eles se entrelaçam em um todo, então você irá revelar o sistema em um instante e entender tudo. Até então não há verdade que você possa contar com.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabala de 2/1/11, Escritos de Rabash

Material Relacionado:
Cabalistas Sobre Cabala Hoje, Parte 10
O Cronômetro Continua Seu Tique-Taque