Mitos E Realidade

Pergunta: Desafortunadamente, eu fui criado para acreditar que o Criador é um homem velho sentado em algum lugar no céu. Agora que eu estudo Cabalá, eu entendo que essa é uma falsa percepção. Como eu posso me livrar desses estereótipos da infância?

Resposta: Isso não está relacionado à infância de alguém. A humanidade desenvolveu tais mitos muito tempo atrás. É natural para nós imaginar a existência de algo desse tipo. Histórias têm sido contadas de geração em geração sobre a força existente que as pessoas associam com imagens que tem braços e pernas, tudo de acordo com o entendimento das pessoas.

O Criador não tem imagem nem forma. O Criador é a Natureza, e uma vez que ambas as palavras têm o mesmo valor numérico, elas representam o mesmo objeto. O Criador é a lei geral da Natureza, e a Natureza é a força. Nós também somos forças, mesmo que nos pareça que imagens, matéria, e natureza existem nos níveis inanimado, vegetativo e animado. Tal como vemos várias imagens na tela da televisão, nós vemos tudo nesse mundo exatamente do mesmo jeito. Nós o imaginamos em nossas cabeças.

A imagem do Criador como um homem velho no céu é um erro grave e cria uma percepção distorcida da realidade. A sabedoria da Cabalá estava oculta, e mesmo o Judaísmo não explicou às pessoas quem o Criador é. Isso levou as pessoas a acreditarem nesses mitos. Crenças semelhantes ainda existem dentro do país.

Nós associamos coisas com o Criador que normalmente associaríamos com pessoas no nosso mundo: se eu dou algo a Ele, então Ele me dará bênçãos, ou se eu dou um real, então Ele me dará dois. Nós pensamos que se O subornarmos, receberemos um melhor tratamento da parte d’Ele e a vida se tornará melhor.

Porém, a cada dia que passa, está se tornando cada vez mais claro que nosso relacionamento com o Criador tem que ser construído somente na direção de nossa correção. Ele não pede nada mais do que uma coisa de nós: ser um homem com um coração e amar o próximo como a si mesmo.

Da aula preliminar “Porque o criador é oculto” 14/12/2010