Honre Seu Pai

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que quando pronunciamos o tetragrama, o nome de quatro letras do Criador (HaVaYaH – יהוה), em hebraico, dizemos “Yod-Key-Vav-Key“, substituindo o som do “h” pelo do “k “?

Resposta: Não há nada de especial nisso; as pessoas o fazem apenas em respeito ao Criador. Isso também é comum na sabedoria da Cabalá. Você não chama seu pai pelo seu primeiro nome, não é? Em vez disso, você se dirige a ele como “pai”; de forma semelhante, você se dirige ao Criador.

Na verdade, todos os nomes que atribuímos ao Criador são manifestações da Luz Superior sobre nós. Nós consideramos tudo como “Boreh“, o Criador, porque a palavra”Boreh” consiste de duas palavras:” Bo” (venha) e”Reh” (veja). Em outras palavras, você não se refere a Ele, mas sim àquilo que você experimenta dentro de suas qualidades (Kelim , vasos). A Luz que age em você causa certas sensações, e você atribui nomes a elas.

Afinal, o que significa “o Criador misericordioso”? Eu sinto que agora Ele está me tratando particularmente assim, com tanta compaixão. Mas se Ele é realmente misericordioso eu desconheço. Tudo o que sei é que para mim Ele demonstrou misericórdia. Portanto, todos os nomes do Criador representam a minha reação à influência da Luz Superior sobre mim.

Além disso, “Elokim” é Bina; “HaVaYaH ” é Zeir Anpin, e “AdniMalchut. Estes são fenômenos que nos são revelados a partir do sistema superior. O que chamamos de “Criador” é a manifestação de certa força que é superior em relação a nós, e não o que ativa esta força. A essência do Criador (Azmuto) não pode ser revelada a nós.

Em suma, “o juiz tem somente aquilo que os seus olhos podem ver!”. Quando você começar a conhecer o Criador, você vai encontrar nomes para Ele, pois somos nós que denominamos os fenômenos manifestados pela Luz Superior.

Da Palestra Introdutória em Netanya 12/12/10