Então Você Quer Ascender? Peça ao Motorista!

Pergunta: O que temos que fazer para que o Zohar encontre seu caminho no mais íntimo do coração, em nossos desejos e pensamentos?

Resposta: Abra o seu coração. Nada mais é necessário. A coisa mais importante não é desesperar-se e não descansar, e fazer esforços justamente quando as coisas correm mal. O artigo “Motorista do Burro” na introdução do Zohar explica que quando você está andando e seu “burro” (em hebraico é burro Hamor, originário da palavra Homer matéria, a vontade de ter prazer) já não pode carregar o seu fardo, lhe é enviado um “motorista do burro”, que ajuda o “burro” a subir.

Este motorista pica o “burro” com uma vara afiada e é desagradável. No entanto, o faz avançar. Portanto, se você concordar em ter um motorista desse jeito, você vai recebê-lo. Mas você tem que pedir por essas “picadas”.

Pergunta: Eu sei como pedir coisas boas, mas como eu posso pedir a “picada” do motorista do burro?

Resposta: Se eu não me identifico com o meu ego e não quero ser liberto dele, então eu penso o contrário: quanto mais “picada” recebo, mais eu sou capaz de me distanciar dele, para fugir dele e subir acima dele.

Estas “picadas” não me ferem, mas sim o meu ego. Se eu separar e desgrudar dele, então estamos separados por uma distância e, por isso não sinto a “picada”, que passa sobre ele. A picada só vem para que eu participe com o meu ego. Então eu não vejo esses golpes como acontecendo comigo, mas para o meu “Faraó”, e nesse meio tempo eu me elevo.

Da 2a. parte da Lição Diária de Cabala de 9/1/11,  O Zohar

Material Relacionado:
Como se tornar um herói
É Difícil Ser Humano