Como Quebrar a Armadura do Egoísmo

Pergunta: No passado, a Cabala foi transmitida através da cadeia de cabalistas, de um para o outro, entre os indivíduos selecionados, as almas especiais. Hoje, no entanto, as condições mudaram e Cabala deve ser espalhada pelo mundo. Como podemos fazer isso?

Resposta: Conforme nos tornamos mais distante do primeiro “homem”, Adam HaRishon, que foi o primeiro a desvendar o mundo espiritual 5.771 anos atrás, torna-se necessário simplificar ainda mais essa sabedoria e reduzi-la ao nível de compreensão das massas. Estamos presenciando a chamada “descida das gerações”, que se tornam muito mais “material”, significando que o seu desejo egoísta é cada vez maior. Vamos ver como cresce o egoísmo de geração em geração.

Por isso, as almas hoje têm um potencial maior do que as almas anteriores, que lhes permite ascender, compreender e alcançar mais. Por outro lado, tem sido mais difícil chegar a elas, isto é, elas têm que finalmente, aceitar e compreender.

Na verdade, nós temos um ego tão grande que nos veste em uma armadura a prova de bala, de egoísmo de uma espessura horrível (Aviut). Por isso, estamos constantemente tentando simplificar ainda mais a Cabala para as massas. No grau de crescimento do ego, devemos dimunuir a  Cabala, para que assim possamos passá-la para o nível de uma pessoa. De qualquer forma, continua sendo um mistério para ela. Ao simplificar a Cabala, nós não o  privamos do seu livre arbítrio, pois ela ainda terá de se esforçar.

Afinal, se uma pessoa está sobrecarregada com o desejo de prazer no valor de “100 quilos”, enquanto outras com “500 quilos”, cada uma delas precisa receber esta sabedoria no mesmo calibre. Ela terá que exercer um esforço no seu nível correspondente, a fim de romper com essa poderosa ocultação. Nós não vamos roubar-lhe o livre-arbítrio.

É nosso dever trazer a Cabala mais perto de uma pessoa, ou ela vai continuar longe dela ainda mais. Nosso ego nos coloca mais longe da noção do que a espiritualidade e doação são. No passado, era muito fácil para as pessoas compreenderem já que era óbvio para elas que esta é a verdade baseada no desenho da sua alma. Hoje, porém, é completamente estranho ao homem com seu egoísmo, ele é incapaz de processar até mesmo uma gota de doação, mesmo intelectualmente, para não mencionar emocionalmente.

Portanto, nosso trabalho está no campo de adaptar Cabala para servir as pessoas. Revelando a sabedoria da Cabala significa simplificá-la em tal nível e formas que faria entrar numa pessoa livre e facilmente, e torná-la tão perto do seu coração quanto possível. Afinal, hoje o nosso ego cresceu fora de proporção, tanto que as pessoas se tornaram totalmente surdas para perceber a espiritualidade.

Não importa que, no passado, apenas alguns poucos escolhidos podiam estudar, evitando todos os outros, existem milhões. O egoísmo crescente equaliza todas as condições. Hoje, pode-se comprar livros de Cabala em qualquer loja, aprender sobre ela nos jornais e na televisão, mas as pessoas ainda não conseguem ouvir.
[32123]
Da  4 ª parte da  Lição Diária de Cabala de 07/01/2011, ,”A Liberdade”