Cabalistas sobre a Torá e seus mandamentos, Parte 13

Caros amigos, por favor, façam perguntas sobre estas passagens dos grandes Cabalistas. Os comentários entre parênteses são meus.

613 Sugestões e 613 Depósitos

Nós devemos manter a Torá e mitzvot assim [em particular, para que, porque] ela vai nos trazer para a pureza [e não de modo a receber recompensa neste ou no outro mundo, ou porque o Criador nos instruiu a fazê-lo]. Pureza significa purificação do Kelim [recipientes] do desejo de receber para si mesmo, que é chamado “terra”, [impureza] pois é a disparidade de forma a partir do Criador, que é tudo sobre a [propriedade de] doação. Por isso antes de refinar o Kelim, é impossível colocar alguma coisa boa [exaltada] neles [sentir a eternidade e perfeição] porque tudo o que é colocado em um Kli sujo [recipiente] ficará estragado [de acordo com a lei de equivalência de forma].

Portanto, devemos buscar um bom conselho [dos cabalistas que já foram submetidos ao caminho da correção] para as coisas que irão purificar o nosso Kelim [desejos egoístas]. Isso é chamado de “qualificação e preparação para poder receber o deleite e prazer [preparou para nós na revelação do Criador]“.  E por causa disso, recebemos 613 Mitzvot [instruções], que o Zohar chama de “613 conselhos”.  Estas são sugestões para aperfeiçoar a nós mesmos [os nossos desejos como o homem é saber que um navio de desejos] da sujeira de nossos vasos de recepção.

Está escrito na “Introdução de O Livro do Zohar” (p 242), “O Zohar chama os Mitzvot na Torá, “depósitos”. No entanto, eles também são chamados de ‘conselhos’. A diferença entre eles é que há frente e trás em tudo. A preparação para algo é chamada de “volta”, e a realização [receber] de algo é chamado de ‘frente’. Similarmente, em Torá e Mitzvot existe ‘Vamos fazer’ e ‘Vamos ouvir.

“Ao manter a Torá e mitzvot por meio de ‘Quem Faz Suas palavras [corrige seu egoísmo],antes que eles sejam recompensados com a audição, os Mitzvot são chamados conselhos ‘613’, e eles são considerados ‘de volta’. E quando recompensado ouvindo a voz da Sua palavra [a propriedade de doação dentro], os Mitzvot tornam-se depósitos, a partir da palavra “depositado” [sentiu a Luz dentro]. – Rabash, “Os Degraus da Escada”, “Santidade e Pureza no Trabalho”
[30799]

Material Relacionado:
Cabalistas Sobre A Torá E Os Mandamentos, Parte 10
Cabalistas Sobre A Torá E Os Mandamentos, Parte 11