Cabalistas Sobre A Torá E Os Mandamentos, Parte 19

Dr. Michael LaitmanCaros amigos, por favor, façam perguntas sobre estas passagens dos grandes Cabalistas. Os comentários entre parênteses são meus.

A Torá Desenvolve o Reconhecimento do Mal na Pessoa

Qual é a essência deste desenvolvimento, que é alcançado através da Torá (a correção pelo caminho da Luz, como é dito: “Eu criei a inclinação ao mal, e dei a Torá para a sua correção, de modo que sua Luz nos levará de volta ao bem”) e Mitzvot (o egoísmo do homem consiste de 613 desejos egoístas, que devem ser corrigidos pelo oposto, chamado de cumprir os 613 mandamentos)?

Tenha em mente que é o reconhecimento do mal dentro de nós. Esse engajamento nas Mitzvot pode, de forma lenta e gradual, aperfeiçoar aqueles que se aprofundam nelas. E a escala na qual medimos o grau de refinamento é a medida do reconhecimento do mal dentro de nós.
– Baal HaSulam, “A Essência da Religião e Seu Propósito”

Através dos prazeres sutis nós sentimos que quando trabalhamos com sinceridade para Ele, para agradá-lo, desenvolve-se dentro de nós um reconhecimento relativo à baixeza dessas centelhas de amor-próprio – que são obstáculos no nosso caminho para receber o sabor sutil da doação ao Criador.
– Baal HaSulam, “A Essência da Religião e Seu Propósito”