A Diagonal De Uma Escada Espiritual

Rabash, Shlavei HaSulam (Degraus da Escada), “O Que Significa que A Escada Mantém-se Diagonalmente no Trabalho”: A escada deve estar sempre em um ângulo, mesmo no mundo corpóreo. Quando a cabeça da pessoa “alcança os céus”, ela também deve “estar andando na terra”. Embora essas duas forças sejam opostas, elas ainda não estão tão longe uma da outra. Isto significa que a pessoa deve caminhar em duas linhas, o se chama “diagonal”.

Não importa o que desperta na pessoa, o seu trabalho é ter uma atitude correta para com as falhas e corrigi-las, em vez de escondê-las. Através disto, ela vai perceber a subida “na diagonal” de uma escada inclinada, que se refere à combinação adequada dos dois desejos com os quais ela estabelece o desejo de doar acima do desejo de receber.

Impulsos negativos despertam em nós: ódio, inveja, luxúria, vaidade, e rejeição. Eles são as conseqüências da quebra, e nossa natureza consiste unicamente deles. Todas essas propriedades têm de ser transformadas em fatores que aumentam o amor pelos seres criados em nossos corações. Nós avançamos exatamente com a ajuda deles, ao corrigi-los.

Naturalmente, o homem deve combinar corretamente Bina e Malchut, justiça e misericórdia, dentro dele. Tudo tem que estar equilibrado tanto do lado direito quanto esquerdo, sem desvio, de acordo com seu próprio nível e o nível dos outros.

Assim, o nosso trabalho é examinar o mal que se manifesta sem apagá-lo, colocando-o “para dormir”, e descobrir a rejeição ou a atração por aqueles que nos rodeiam, que ele induz; caso contrário, você não está fazendo um trabalho espiritual, você não está tentando manter-se na doação (amor) sobre a rejeição (recepção) dos outros (“próximos”).

A pessoa precisa combinar corretamente as propriedades opostas dentro “da diagonal”, sem ter medo delas. Ela não é capaz de fazer isso sozinha, mas ela exige correção, e vê quando o Criador faz essa combinação para ela.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 06/01/11: “O Que Significa que A Escada Mantém-se Diagonalmente no Trabalho”