Você Quer Tomar Suas Próprias Decisões?

Dr. Michael LaitmanA pergunta mais importante é: Será que nós temos livre arbítrio? Ou, será que eu posso passar a vida toda como um brinquedo, movido pela chave na parte de trás, ou como uma marionete?

Na verdade, nós somos totalmente controlados pelos instintos, e nossas ações são programadas. Mesmo que pensemos que somos livres para tomar decisões e escolher o nosso caminho, isso é apenas uma ilusão. Tudo pode ser previsto, verificando-se as combinações dos dados internos e externos: as Reshimot (registros espirituais, genes), antecedentes, hábitos e todas as outras condições.

Em outras palavras, não há nenhum instante na vida onde a pessoa possa tomar uma decisão independente e, francamente, com base no que ela decidiria? Se ela está programada com todos os dados informativos, ela simplesmente faz um cálculo, como uma máquina.

Existe realmente algum fator desconhecido que possa ser escolhido livremente? Ele só é desconhecido em relação a nós; por isso, nós pensamos que podemos escolher livremente. Na realidade, tudo é pré-determinado, como a Natureza.

A sabedoria da Cabala ensina: “Não há ninguém além Dele”. Você quer tomar suas próprias decisões? Então suba até o status do Criador e associe-se a Ele na tomada de decisão.

A sua liberdade só existe na escolha de concordar com Ele e, de certa forma, começar a andar a frente Dele. Se você subir ao Seu nível e igualar-se a Ele em qualidades, Ele permitirá que você decida antes e por Ele (como Ele faz). Aí será como está escrito: “O justo decide, e o Criador realiza”.

Até então, não adianta falar sobre liberdade.

Da 4ª quarta parte da  Lição Diária de Cabalá 26/11/10, “A Liberdade”

Comente