Por Que Combater Um Abraço Afável?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que o Criador armou uma piada tão cruel: Não havia uma gota de chuva por muito tempo, o que resultou num terrível incêndio, mas tão logo as pessoas o apagaram fazendo incomensuráveis esforços, no dia seguinte veio uma chuva forte que somente interferiu na agricultura? Se o Criador controla tudo, por que Ele não mandou a chuva mais cedo?

Resposta: Junto com isso, você poderia perguntar: Por que Ele nos causou esse incêndio? Afinal, qual seria o motivo de começar um incêndio e depois mandar a chuva para apagá-lo imediatamente? Se eu amo alguém, eu não o golpearia para depois ser gentil com ele. 

Claramente, tudo vem do Criador. Tão logo os aviões apagaram o incêndio, a chuva imediatamente começou, e isso aconteceu de propósito para nos ensinar algo.

O Criador começou o fogo e Ele também o apagou, enquanto que nós temos que aprender com isso e tirar conclusões. Nós estamos dentro de um sistema que é totalmente governado pela Luz Superior e nada pode se livrar de seu poder, como está escrito: “Os corações dos ministros e reis estão completamente nas mãos do Criador”.

Toda a natureza é o Criador, e lá não há liberdade de escolha. Nossa liberdade está somente na nossa atitude em relação ao que está acontecendo.

Se eu adoto uma attitude diferente, será que o fogo ocorrerá ou não? A sua atitude mudará sua realidade ou a forma como você a percebe.

Ao invés de perceber a Luz Superior que vem sob a forma de crueldade (Gvurot), como um fogo que consome, você a sentirá como amor caloroso. Isso depende somente da sua atitude. Você a ama ou a odeia?

Imagine que a pessoa que você mais odeia nesse mundo está agora abraçando você. Você irá se transformar numa pedra de gelo, horrorizado com esse abraço. Agora pense como seria diferente se você estivesse abraçando alguém que você ama.

A única coisa que chega até nós do Criador é o amor e a Luz, mas nós não sentimos e não conseguimos aceitar isso. Desde o Alto há sempre Luz vindo até nós, desejando satisfazer por completo o desejo comum do mundo inteiro e de todo universo. Essa Luz avança metodicamente esse desejo em direção à meta, à equivalência de forma consigo mesma.

Se a criação abaixo se organiza de maneira apropriada, então ela irá sentir uma boa atitude do Alto. Se não, irá sentir o inverso.

Tudo depende somente de você! Nada muda no Alto. Mesmo quando achamos que podemos mudar algo com nossa prece, que podemos elevar MAN e receber uma resposta do Alto (MAD), que nos traz Luz e nos faz retornar à Fonte e nos muda, nada disso afeta a influência da Luz Superior, em absoluto. A Luz chega constantemente à criação, dirigindo-a à meta final.

Todas as mudanças acontecem somente em relação à nossa sensação. Não importa o que, o trem está se movendo para frente e nada pode pará-lo ou reduzir sua velocidade.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 07/12/10, “A Serva que é Herdeira de Sua Senhora”

Comente