Observar A Vida Desde O “Décimo Andar”

Pergunta: Qual é o segredo da vida?

Resposta: O segredo é mudar a direção dessa vida da recepção para a doação, ao “Amor pelo próximo” ou pelo menos ao princípio “Não faça ao outro o que você odeia”.

Tão logo que você começa a ir na direção da doação, você sai do seu mundo estreito onde você está trancado e funciona como um robô, seguindo leis específicas e determinada que são preparadas antecipadamente. Nada pode escapar das fronteias da lei. Nós somente pensamos dessa forma por causa da ocultação e da falta de conhecimento.

Por exemplo, suponha que estou olhando do décimo andar para baixo e eu vejo que um carro está virando a esquina, enquanto que uma pessoa está entrando na rua e não vê o carro e assim é atropelada por ele. Ou eu vejo como uma pessoa deixa o carro em um lugar onde não deveria deixar, mas lá vem um guarda na sua direção para multá-la.

Eu vejo tudo isso de cima, mas as pessoas lá embaixo não vêem nada disso! Mas, essa falta de conhecimento os capacita a dizer que esse evento é pura coincidência? Para mim não é coincidência porque eu vejo como tudo está interconectado antes da hora. Isso não é só uma fantasia, mas uma certa revelação.

Algumas vezes nós olhamos para um bebê e entendemos que algo está prestes a acontecer como resultado do que ele está fazendo. Nós já sabemos antes da hora, mas ele não sabe, pois lhe falta conhecimento sobre si mesmo. Assim, nós não temos liberdade de escolha; só há falta de conhecimento.

Quanto mais profundamente revelamos esse mundo, mais sentimos como estamos atados por correntes de ferro. Não há liberdade – nem em pensamento, nem em desejo, nem em ação. A única coisa que podemos fazer é mudar nossa direção. Nosso paradigma atual está inteiramente dirigido à recepção para nós mesmos; ele é completamente limitado e é limitado por nós mesmos ou por nosso desejo.

Porém, somos capazes de mudá-lo ao seu oposto, do menos ao mais! Comece doando e você verá o que você pode fazer através disso! Você já tem a raiz daquele futuro desejo altruísta, “o ponto no coração”. Você precisa somente atrair a força que irá desenvolvê-lo. Então, você não estará mais limitado quanto a isso porque você irá sair de si mesmo para o lado de fora!

Após passar através de todo nosso desenvolvimento iremos eventualmente revelar que o corpo animado em que estamos não contém nada “humano” além de um único ponto! Se você se focar no corpo, então você é um animal, e se você se focar nesse ponto no coração, então nele você revela o humano.

[28175]
Da 4a parte da Lição Diária de Cbala, 30/11/10, “Corpo e Alma”

Material Relacionado:
O Livre Arbítrio Está Acima Do Desejo

Comente