O Problema Do Nosso Mundo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Existe alguma indicação de que os inferiores têm se preparado corretamente para as ações do superior?

Resposta: Na espiritualidade, existem duas qualidades opostas que se unem. No entanto, somos incapazes de compreender isso com a nossa mente terrena. Isso acontece porque nossa mente é construída de tal modo que percebe tudo apenas do ponto de vista deste mundo. Ela só funciona dentro do ego; portanto, eu entendo, sinto e atuo somente com o que recebo no meu ego.

Por agora, eu não posso trabalhar com duas formas, duas opiniões, ou duas forças opostas. É por isso que eu nunca entendo o que está acontecendo. E é por isso que nós também não entendemos nada em nosso mundo.

Mesmo que no nosso mundo nós existamos em um pequeno ego, que deseja satisfazer-se e nada mais, somos governados por forças superiores de doação. É por isso que nós também não entendemos como funciona este mundo.

Por que eu não sei disso? Porque não posso levar em consideração uma força diferente que opera no mundo. Esta força está oculta de mim e suas qualidades são opostas a mim. No entanto, ela me influencia, evocando reações em mim e me fazendo agir em resposta a ela.

Eu não detecto e não estou ciente desta segunda metade da nossa realidade, que é operada pela força superior, a força da doação. Eu não entendo e não posso levar isso em consideração. É por isso que sempre me falta compreensão, conhecimento e conscientização. E é por isso que eu não entendo as ações do superior sobre o inferior e as reações do inferior sobre o superior. Que superior, que inferior? Tudo está oculto. E esse é o problema.

Assim, se estamos falando do sistema superior, ele contém a força do receptor e a força do Doador conectados entre si, complementando-se mutuamente e trabalhando juntos em uma rede, em uma união, a fim de receber em prol da doação . Eles dependem e precisam um do outro.

No entanto, em nosso mundo, nós existimos apenas em uma única força, que é egoísta. Mesmo se falarmos da segunda força, ela ainda não se conecta com a força de recepção e ambas não podem trabalhar juntas. A doação é oposta, e este é todo o problema do nosso mundo.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 21/12/10 , Talmud Eser Sefirot

Comente