Fé e Razão

Dr. Michael LaitmanAo contrário do nosso mundo, onde a Fé é chamada por algumas concepções tomadas como fato, na sabedoria da Cabalá, a Fé é a sensação do Criador. Fé é Bina, a qualidade de doação. Ao adquiri-la, nós revelamos a força comum que preenche o mundo. Assim, nós a sentimos, existimos na conexão com ela, e a atingimos. Isso se chama razão.

Neste caso, por que estamos falando de Fé acima da razão? Quando eu existo na natureza egoísta, eu tenho algum conhecimento ou opinião.

A fim de atingir o nível espiritual, eu preciso de um poder externo que irá transformar-me, e como resultado, elevar-me a um novo nível de percepção acima do egoísmo, até a qualidade de doação. Essa percepção é chamada de Fé, o poder de Bina. Entretanto, nosso conhecimento corporal é recebido dentro de nós, na qualidade de receber, em Malchut .

Se eu tiver alcançado a doação, a Fé, a Luz de Hassadim (Misericórdia), eu sou preenchido com a Luz de Hochma (Sabedoria), ou razão. Depois de me tornar preenchido com a razão (conhecimento), eu existo no próximo estado, em Malchut .

Mais uma vez, eu tenho que subir a um grau mais elevado. Como eu faço isso? Eu faço isso com a ajuda da Fé, o poder de Bina , a Luz de Hassadim , a doação. Quando eu tiver a Luz de Hassadim, eu a preencho novamente com a Luz de Hochma. Então, eu tenho razão (conhecimento) novamente.

Dessa forma eu avanço usando a Fé acima da razão. Esta é precisamente a alavanca que me permite subir cada vez mais a cada momento.

De Cabalá para Principiantes , “Fé” 04/12/10

Comente