Esperando A Cirurgia Cardíaca

Dr. Michael LaitmanÉ possível alcançar a paz em nosso mundo e nos mundos superiores?  “Paz” significa a plenitude absoluta e a perfeição, e não quando me sinto bem mas logo depois já estou insatisfeito. Se ela é a perfeição, então é para sempre.

É possível atingir isto? Isso está programado na natureza ou é apenas algum sonho irrealista que tenho, quando, na verdade, eu nunca me sentirei bem? Além disso, se a paz no mundo é possível, como podemos alcançá-la?

Nós vemos como a situação em todo o mundo está se deteriorando. Parece como se a humanidade tivesse todas as oportunidades para se desenvolver em direção ao bem, mas, ao invés disto, deslizasse para dentro do abismo, incapaz de achar o caminho certo, aconteça o que acontecer.

O homem constantemente se confunde com problemas cada vez maiores. Todo mundo sabe como raciocinar  de forma bela e inteligente, mas, na realidade, verifica-se que somos incapazes de chegar a qualquer resultado bom, e isso se aplica aos casos gerais e individuais.

Então, por que  a natureza sempre nos coloca em uma situação que é contrária à paz e à perfeição? E se estamos destinados a alcançá-la no final, como podemos fazer isso?

O Baal HaSulam escreve sobre tudo isso em seu artigo “A Paz”, que estamos agora começando a ler. Não pode haver paz no mundo enquanto existirem pessoas que estão insatisfeitas com alguma coisa. Isso já seria uma falta de perfeição.

O mundo se desenvolve a cada dia, tornando-se um sistema cada vez mais integral, cujas partes estão interconectadas como engrenagens. Ninguém tem liberdade para se mover um milímetro em qualquer direção e sentido, seja qual for seu desejo, pensamento ou ação, sem influenciar os outros.

É por isso que não pode haver paz e perfeição no mundo enquanto existir uma única pessoa insatisfeita, que não concorde com o estado atual de ser perfeito. Esta é a lei do sistema integral. Nós estamos todos conectados como os órgãos de um corpo, onde a doença de um único órgão é sentida em todo o organismo.

Por outro lado, progredir em direção à paz é um processo gradual, tanto no que diz respeito ao mundo inteiro como no de qualquer de suas partes. Hoje, o mundo é como uma pessoa doente que está deitada na mesa de operação esperando uma cirurgia cardíaca. É claro que nesta situação o médico não vai prestar atenção se o paciente se queixa de um pequeno arranhão na perna. É por isso que a correção do mundo  acontecerá  gradualmente.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 20/12/10, “Paz no Mundo”

Comente