Eduque Seu Filho De Acordo Com Seu Jeito

A regra de “educar o seu filho de acordo com o seu caminho” não implica de forma alguma permissividade. Pelo contrário, é uma abordagem muito rigorosa.

“De acordo com o seu caminho” significa, de acordo com a inclinação da criança. Se uma criança tem talento para a matemática, colocá-la em uma escola de matemática e forçá-la a estudar utilizando todos os meios possíveis. E se alguém tem um talento para a dança, deixá-la tomar aulas de ballet e fazê-las a sério. “De acordo com a sua maneira” não significa “o que a criança quer.” Se não, o que significa “educar o seu filho?”

Às crianças devem ser dadas apenas exemplos positivos. Afinal, nascemos com a natureza egoísta, como é dito pelo Criador: “Eu criei a má inclinação”. Nenhuma boa inclinação foi criada contra ela, mas sim, a Luz que Reforma que pode ser atraída através dos estudos da Cabala.

Assim, quando vamos mostrar uma coisa má a pessoa e dizemos que não é bom para ela comportar-se dessa maneira, ela não concorda: “É ruim, mas eu quero!” Ela não liga as palavras com ações: Ela diz que é ruim, mas faz.

Por esta razão, não é aconselhável dar às crianças exemplos negativos com os positivos para que elas possam escolher. Elas nunca vão escolher o bom. Elas seguem sua natureza e sempre serão atraídas por maus exemplos e ações, apesar de numerosos sermões. Pelo contrário, vendo apenas exemplos positivos e os discutindo em diversos formatos, gradualmente haverá uma transição para o bem. O hábito se torna rotina.

O que pode ser considerado um exemplo positivo? Uma pessoa dá um exemplo por estar fortemente ligado ao grupo, inspirando os seus amigos, e atuando em conjunto com eles.

As crianças devem saber avaliar-se com respeito ao grupo e suas próprias ações. Para isso, elas precisam ter uma escala de resultados já que uma criança não sabe como avaliar os seus atos. Doação  ao grupo tem que ter uma forma externa que pode ser usada como um instrumento de medição.

[29217]
Da Lição Diária de Cabala de 3/12/10, Palestra sobre Educação

Comente