Como Realmente Renunciar ao Egoísmo

Pergunta: O que significa anular-se perante o grupo? Não é a auto-renúncia ou anulação do egoísmo?

Resposta: Auto-anulação não é o cancelamento do egoísmo. Eu “anulo a mim mesmo” antes do meu gerente que me diz o que fazer, diante da a polícia e, mesmo diante dos meus próprios filhos. Quando meus filhos exigem algo, eu anulo meu desejo de descansar e cuido dos seus desejos.

Na realidade, eu não estou anulando qualquer coisa. Eu simplesmente troco um problema por outro. Eu prefiro uma coisa a outra, inclinando-se no egoísmo saudável. Isso não é liberdade de escolha.

Quando eu entender que eu deveria cancelar-me diante do grupo já que vou alcançar mais nele, isso não é auto-anulação. Este é um cálculo egoísta bom. A verdadeira auto-anulação acontece quando eu sei que, egoisticamente, eu não preciso disso. Depois de ter completamente verificado eu mesmo, eu não acho nenhuma vantagem nisso, e ainda assim, eu me levanto em cima da minha razão e sentimento.

Estamos gradualmente, chegando a isso. E tudo o mais é realizado “dentro da razão.” Eu escolho o grupo porque é melhor para mim estar nele do que no exterior. Muitas pessoas vão aos clubes diferentes de acordo com seus interesses, porque vale a pena. A religião também é baseada em benefício pessoal.

No entanto, a sabedoria da Cabala se baseia em princípios que são opostos ao egoísmo. Aqui, nós não escolhemos algo que nos beneficia. Mesmo que no começo pareça que estamos lutando para alcançar o mal menor e até mesmo a bondade, que é definida como a eternidade e perfeição, ainda no caminho subimos sobre o egoísmo. Então, é preciso rejeitar a si mesmo e juntar-se a vontade do grupo.

Como uma brigada de comando, de forma abnegada realiza a tarefa comum, a fim de alcançar algo. No início, nos atos puramente egoísta, mas com o tempo, ele percebe-se que deve rejeitar-se a sí mesmo por causa da força comum, a unidade comum, que é preferível do que qualquer sucesso pessoal.
[24792]
Da  primeira parte da Lição Diária de Cabala de 25/10/10, “Mostra-me Sua Honra”

Material Relacionado:
O Mundo É Um Raio-X De Você

Comente