Alegria Em Meio A Lágrimas

Dr. Michael LaitmanPergunta: Existe um sinal que me ajude a ver se eu consegui despertar os amigos do grupo? Será que eles parecerão mais felizes?

Resposta: Apenas as crianças conseguem se sentir feliz sem motivo, mas um adulto não. Ele só pode se alegrar quando completou sua tarefa: alcançar a meta de adesão com o Criador.

Se você ler os Salmos do Rei Davi, você verá que ele não para de falar com o Criador, ele está ou chorando e pedindo ajuda ao Criador ou abençoando-O. Estes são dois estados opostos, e a pessoa deve permanecer em ambos. Por um lado, ela está gritando e chorando, implorando ao Criador; por outro lado, ela está feliz que tenha a necessidade de recorrer ao Criador, exigir Dele, e que o Criador lhe deu esta oportunidade.

Seu corpo, ou ego, sofre, mas sua alma se alegra em saber que, graças a esses estados, recebe o privilégio de ascender à espiritualidade e conectar-se com o Criador. Portanto, o livro dos Salmos é o livro mais sagrado, já que, independentemente da forma como o Rei Davi se sente (bem ou mal), ele experimenta a adesão com o Criador.

Mas como pode haver adesão quando se sente mal? Afinal, se eu estou na adesão, eu devo estar feliz. Então, por que ele está chorando? Ele está chorando porque está lamentando o seu desejo não corrigido, enquanto que sua intenção está em adesão com o Criador.

Isso é algo que ainda não somos capazes de compreender ou agir em conformidade. Nós ainda estamos agindo como crianças. Quando algo não vai bem, nós caímos no desespero ou, pelo contrário, quando ficamos felizes com algo, esquecemos tudo o resto. Mas somos incapazes de permanecer em ambos os estados ao mesmo tempo, e isso é uma pena.

Isto significa que a pessoa não consegue se controlar, porque não consegue conectar corretamente os acontecimentos pelos quais ela está passando. Por um lado, ela tem que suportar estes estados desagradáveis, e, por outro lado, deve sentir uma conexão com o Criador, Aquele que envia esses contratempos, confusões e problemas.

Mas, no grupo, onde existe uma conexão entre os amigos, isso não pode ocorrer, porque um amigo está em um estado de ascensão, outro em uma descida, e um terceiro amigo está dormindo, e assim por diante. Assim, a pessoa percebe todos esses estados simultaneamente e está incluído em todos eles.

Existem aqueles que são fortes e outros que são fracos, mas todos, de acordo com seus atributos pessoais, recebem os problemas, armadilhas e dificuldades do Alto. Cada pessoa passa por eles; a única questão é a rapidez com que os estados dão lugar um ao outro.

Nós recebemos a oportunidade de “decolar” 1000 vezes mais rápido do que o que ocorre conosco hoje. E isto significa que podemos alcançar a espiritualidade não em mil anos, mas neste exato momento!

Da Lição Diária de Cabalá 03/12/10, Escritos do Rabash , Carta 24

Comente