A Pessoa Que Atrai Os Mundos

Dr. Michael LaitmanPergunta: Conforme eu avanço, eu devo agradecer mais o fato de que existe a Força Superior que me faz avançar. Mas eu não sei como posso fazer isso. Como eu posso confiar na existência da Força Superior?

Resposta: Não confie nela! Não acredite na Força Superior até que você ative seu poder desde abaixo. Não há Criador sem a criatura. Nós avançamos somente de acordo com nosso pedido (MAN), ao influenciar as forças da natureza com ele.

Quando os Cabalistas descrevem os Partzufim, eles nos contam sobre as ações de doação. Os Partzufim, por si mesmos, não existem. Exatamente da mesma maneira, eles escrevem sobre nosso esforço e existência: não há Criador e não há mundos; não há nada se a pessoa não ativar seu poder de doação.

Tão logo a pessoa ativa a força de doação, os mundos imediatamente aparecem, não em relação a ela, mas no sentido geral, uma vez que eles não existem de outra maneira. Toda a realidade, incluindo o mundo espiritual, não existe fora do homem. É isso que a sabedoria da Cabalá declara em sua seção “A Percepção da Realidade”.

Assim, em que a pessoa pode confiar? Fora do homem não há nada; tudo está somente dentro dele. Se nós não nos colocamos em movimento, não construímos o sistema dos mundos.

Tão logo eu esteja desejando doar, eu imediatamente me deparo com a Luz Infinita. Então, entre ela e eu, nascem os mundos, um sistema de comunicação entre eu e o mundo do Infinito. Se eu não realizo atos de doação, então nada existe.

Toda a realidade espiritual (nós não estamos falando sobre o mundo material, porque ele é imaginário) existe dentro do homem, conforme ele tenha o poder de doar. Se ele não tem o poder de doar, então nada existe. Nós não podemos dizer que há algo fora do homem, a menos que ele mesmo construa, crie e execute isso.

Da 2a parte da Lição Diária de Cabalá 08/12/10, Talmud Eser Sefirot

Comente