Razão Ou Desejo: Quem É O Responsável?

Dr. Michael LaitmanPergunta: É correto esclarecer o seu estado com a ajuda da mente, usando-a para discernir: por que eu recebi este estado, de onde ele veio, e o que devo fazer com ele?

Resposta: Nada pode ser esclarecido com a mente, porque o desejo é que faz o trabalho da mente. Não pense que a mente existe independentemente do desejo, ou que eu possa ter a mente e usá-la como um dispositivo para medir o meu estado ou desejo. A mente é controlada pelo desejo.

Às vezes ela lhe diz uma coisa, e às vezes ela diz-lhe exatamente o oposto, dependendo do seu desejo. Sabendo disso, você realmente consegue confiar em suas conclusões?

Como a nossa mente se desenvolve? Ela se desenvolve em virtude de eu sempre querer fazer, conseguir, ou receber algo; é assim que eu construí a minha mente. Portanto, a mente é uma aquisição.

No entanto, quando a Luz chega, ela nos dá a oportunidade de ascender, de modo que não sejamos escravizados pela mente ou pelo desejo. Em vez disso, a Luz começa a nos governar, elevando-nos e nos dando o seu poder.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 29/11/10, Beit Shaar haKavanot

Comente