Quem Me Ajudará a Alcançar a Meta?

Pergunta: Durante a convenção realmente queríamos alcançar a meta, e depois descobrimos que o nosso ego não nos deixa fazer isso. Por que o Criador não respondeu nossas orações e nos permitiu superar essa montanha de egoísmo? Por que somos incapazes de fazer isso?

Resposta: O Criador é a força geral de doação. Ele criou a nossa força de recepção. Essas duas forças estão uma em frente da outra como corrimão de uma escada com degraus no meio.

Quando você se corresponde a um nível mais elevado, você sobe a ele, avançando para uma nova etapa de graduação em uma hora. Tudo está em suas mãos. A você lhe foi dada uma chave para a natureza, a fim de mudar sua própria natureza e tornar-se semelhante a do Superior.

Você sobe, logo que você se torna semelhante a Ele, mas quando você está diferente, então você permanece no mesmo local. Isso não depende do Criador, o Seu desejo é constante, e Ele é bom e faz bem. O Criador não muda, essa força é absoluta e invariável.

Mas, a fim de deixá-lo subir, o Criador dividiu o caminho inteiro em etapas ou estados. Toda vez que você está como o grau Superior, você sobe a ele, e como você se torna ainda mais parecido com ele, você continuará a subir mais. Entre cada etapa, você tem que se preparar para a etapa seguinte, e assim você continuará subindo cada vez mais.

Você não tem ninguém para orar, ninguém para perguntar. Isto é porque você não pode objetar: “Por que o Criador não me ajuda? Onde está Ele? Aonde Ele foi? O que está acontecendo? O que mais Ele quer que eu faça? “Essencialmente, quando você orar e pedir, você está julgando a si mesmo em relação à Luz Superior que brilha para todos, constante e imutável de forma igual. Todos podem participar, tanto quanto ele permitir.

Está escrito sobre o Criador “Eu não mudo minha HaVaYaH”,”Não há outro além d’Ele”, “O Bom Que faz o Bem.” Ele não muda. Ao correlacionar suas propriedades à sua, como se estivesse pensando ou reagindo aos seus gritos, então você está fazendo tudo para o alto. Ao longo da história as pessoas têm atribuído as características humanas às forças da natureza: o vento, a chuva, a lua, assim como o Criador. Mas isso não existe!

Estamos trabalhando contra a natureza. Cabalistas nos explicam que a Natureza, onde nós existimos têm as suas próprias leis. Em hebraico, o valor numérico (gematria) de “natureza” e “Criador” é o mesmo. Podemos usar essas leis e continuar a elevar seus níveis tempo após o tempo até chegarmos a natureza universal referida como o nível de Bina,o Criador(Elokim).

É por isso que para mim está claro que se eu ainda não a recebi, então o problema está em mim. Não tenho ninguém a temer e ninguém para pedir.

É correto dizer que o Criador governa sobre nós. A natureza não governa sobre nós? Sim, é verdade. Tsunamis, furacões e outros desastres naturais ocorrem, e é certamente o domínio da natureza sobre nós!

Na natureza, existem duas forças opostas que constantemente colidem e batalham: a força de doação e de recepção. Tudo acontece de acordo com o programa que nos leva em direção ao propósito da criação. No início, essas forças são completamente opostas, mas elas tornam-se gradualmente mais perto, até que se unam. Este é o processo de desenvolvimento na natureza.

Isto é porque você não tem ninguém para trabalhar, mas o grupo. Você pode mudar a si mesmo através do grupo e fazer suas propriedades semelhantes às da natureza. O grupo é um adaptador entre o seu desejo, que você não controla, e do Criador, a quem você não pode controlar também. O grupo, a sociedade,e o  meio ambiente, é o seu único poder, é a única coisa que você pode mudar.

Assim, se em vez de avançar, inconscientemente, de acordo com o programa da natureza, que leva toda a criação para a união com o Criador, eu quero mudar alguma coisa , se eu quero avançar em direção a Ele por conta própria, e não por forças cruéis da natureza, então eu só tenho uma escolha: trabalhar com o meu ambiente.
[26815]

Da 2a. parte da Lição Diária da Cabala de 17/10/10, O Zohar.

Material Relacionado:
Um impulsionador espiritual