“Quando, No Entardecer, Haverá Luz”

No Zohar, “Introdução do Zohar,”Capítulo”BeLaila DeKala(Na Noite Da Noiva)”: … no grande Zivug no fim da correção, a Luz da lua será como a luz do sol, como está escrito: “Quando, no entardecer, haverá luz.” Assim, seus graus são o dobro, já que durante a 6.000 anos no estado da Lua foi “e houve tarde e houve manhã.”

Eventualmente, todas as nossas descidas, todas as noites escuras se juntam a Luz do dia, a revelação da Luz. Dia e noite se tornam um todo. Na realidade, isso não está falando de “dobrar” ou mesmo multiplicar por 620 vezes, a forma como está escrita.

No início, o Criador me deu uma pequena faísca, e não me deu nada mais. Depois, trabalhando em meu desejo, eu volto para o Criador, a Luz, e demando as correções. Graças a essas correções me torno semelhante à Luz com minhas qualidades e as roupas leves em mim.

Dentro do meu desejo a Luz é percebida como infinita e sem limites. Por quê? A questão é que quando o desejo de prazer começa a crescer dentro de nós, ele percebe e faz-se de forma independente. A sensação anterior foi deixada para ele a partir do Reshimot que desceu de Cima para baixo, e eles são completamente diferentes daqueles que agora percebemos.

Quando uma pessoa se eleva, em cada nível ela realiza-se de acordo com o Reshimot anterior mas acrescenta a sua aspiração, esforços, e descidas a ela. Ela revela a falha entre ela e a Luz, a diferença que nunca foi revelada antes.

Uma pessoa é separada da Luz e aspira a ela depois. A Luz vem, mas depois vem a descida, o que acontece de novo e de novo, e graças a todas essas experiências, que o joga de ponta a ponta, uma pessoa encontra novos detalhes em seu desejo.

Ela descobre a profundidade sem precedentes, um Kli completamente novo, um desejo independente, uma aspiração inédita para a Luz. Anteriormente, nem um desejo ou Reshimo eram registradas em sua conta, mas agora, quando ela se esforça, mesmo que seja feito de uma forma infantil, faz um novo Kelim dentro dela.

É por isso que a Luz que agora se revela incomparavelmente superior a Luz que encheu o desejo antes da quebra, antes do nosso trabalho no caminho para cima. A descida dos mundos e todos os esforços até agora foram apenas uma preparação geral para a correção real. Na sua Luz menor, a Luz de Nefesh,é revelada.

Baal HaSulam escreve que as pequenas Luzes foram reveladas antes, mas agora, quando nossa geração começa a corrigir-se, e atrai a Luz maior em todos os mundos – a Luz da NaRaNHY.
[26678]

Da 1a. parte da Lição Diária de Cabala de 16/11/64, O Zohar