Quando a Escuridão se Sobrepõe

Pergunta: Como posso continuar sendo feliz quando estou na descida?

Resposta: Tudo depende qual é sua meta. Eu me lembro que quando eu era um garoto no inverno; subíamos um morro e, em seguida, deslizávamos para baixo em um trenó. Nós não ficavámos felizes na subida, mas apenas quando descíamos. Portanto, tudo depende do objetivo. Se você sabe que a descida revela matéria nova para você que você pode usar para construir o seu próximo nível, então não lhe faz você feliz?

Quando bagunça e confusão vem a mim, quando tudo se torna “sujo” diante dos meus olhos, eu sou feliz. Isso porque eu vou adquirindo novos conhecimentos, novas sensações, nova proximidade e nova revelação depois da escuridão. Dentro da escuridão que cai sobre mim, dentro dos sentimentos nublados, dentro da neblina na minha consciência que eu me olho de lado, destacando-me da confusão e tristeza, e as uso para avaliar a subida seguinte.

Foi como Rabi Shimon entendeu que ele estava de pé diante da subida para a correção final, quando ele sentiu que era o  “Shimon do mercado.” Mesmo que ainda não atingímos níveis tão elevados, no entanto, não obstante quando somos superados por fraquezas, quando o sol está escondido, você tem que ver que isto é a preparação. É assim que o material do nível seguinte é revelado quando ele ainda não se realizou, quando ele ainda não assumiu a forma necessária.

Quando isso acontece, você não deve se sentar lá e esperar por qualquer coisa que venha, não fique no mesmo local, reunindo a sua força, mas pelo contrário, comece a trabalhar. Tente imediatamente superar o obstáculo e puxe-se para fora da escuridão, mesmo que muito ligeiro. Graças a isso toda esta matéria que tem que participar do processo vai começar a participar mais rápido.

Você tem a oportunidade de realizar uma preparação sistemática em uma base diária com a ajuda dos estudos e do grupo. Fique ligado durante todo o dia e não abandone a linha espiritual, mesmo que seja através dos fones de ouvido de um mp3. E deixe que os outros te lembrem sobre a meta já que você se desliga quando você está em uma descida.

Se você permanecer constantemente sob a influência do ambiente certo, mesmo quando o lado negativo fica mais forte, você será capaz de ver o seu estado de de lado e analisá-lo. Isso permitirá que você se relacione com o que está acontecendo de uma maneira diferente. A alegria vem quando você constrói o próximo estado.

A única coisa que pode privá-lo da capacidade de trabalho é uma ruptura total com a conexão espiritual, causada por insuficiente preparação. Você deve se preparar para cada momento da sua vida de tal maneira que você nunca vai sair da influência direita. Se você realmente valorizar o grupo, então, a alegria nunca vai abandoná-lo.
[27083]
Da Lição do Rabash sobre o artigo de 19/11/10