Processos Que Se Estendem Do Infinito

Dr. Michael LaitmanQuando nós lemos o livro do Baal HaSulam, Os Fundamentos da Intenção (Beit Shaar haKavanot), que descreve o sistema de Governo Superior, podemos sentir um pouco de onde vêm nossas raízes – de que forma existe uma transição da Primeira Restrição (Tzimtzum Alef) para a Segunda Restrição (Tzimtzum Bet), e que nós existimos dentro de seus sistemas.

Keter do Mundo de Atzilut é chamada Ain (ausência) ou “mente oculta”, pois é totalmente nutrida desde o Alto, do Mundo de Adam Kadmon. A Primeira Restrição governa a Segunda Restrição, porque é impossível planejar algo a menos que você venha do estado final.

Eu tenho que ver toda a imagem final: de onde vem cada um de seus detalhes até atingir o seu lugar e como todos eles se unem. Depois disso, nós já podemos decompô-la em pequenas ações: como é possível realizá-las, de que forma, e como isso é feito com cada alma e com grupos de almas.

Portanto, a Segunda Restrição (Tzimtzum Bet), sob a qual nos encontramos, é governada do Alto, do Tzimtzum Alef, e, em geral, todas as ordens chegam até nós do Mundo do Infinito. A imagem geral e final é o estado final completamente corrigido (Estado 3), e ele determina de forma global o estado inicial do Mundo do Infinito (Estado 1) e todo o processo de correção (Estado 2).

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 21/11/10, Beit Shaar haKavanot