O “Eu” de Duas Caras

Pergunta: Como podemos retomar a aspiração pela espiritualidade após a Convenção?

Resposta:Na convenção você sentiu um obstáculo que está em seu caminho – o Faraó. Esta foi a primeira vez que você o encontrou e você entendeu o que as dez pragas são: quer conseguir a conexão com outros, mas nós estamos sendo empurrados para trás.

Agora nós precisamos entender que, em resposta ao golpe que recebemos, temos que desenvolver o nosso próprio desejo igual à força de rejeição. Isto só vem através da união com os amigos enquanto estudamos, onde o nosso estudo torna-se um apelo pela unidade dos desejos.

Nós já temos uma deficiência e a impressão da colisão com o egoísmo (o Faraó), o egoísmo que me separa de espiritualidade. É como se eu, literalmente, batesse em uma parede que está entre mim e o Mundo Superior, e este muro é a força negativa  potencial que tem me empurrado para trás.

Recebi um golpe, mas eu tenho que perceber que eu sou o egoísmo, e se eu sou capaz de vencer esse golpe através da fé acima da razão e desenvolver uma força oposta, então eu vou avançar nessa estrutura, para a parede. Então, o próximo golpe virá, e assim por diante, e é assim que vou passar a Machsom (a barreira que nos separa da espiritualidade), que tem cinco níveis de profundidade (Aviut) ou dez Sefirot, como qualquer fenômeno na espiritualidade.

Nós já começamos este ataque, e cada vez se tornará mais claro para nós o que precisamos alcançar e o que é preciso lutar. Agora eu preciso distinguir a decepção, a dor, o golpe, e a rejeição em mim, e ao invés de relacioná-la em mim, eu a relaciono com o Faraó dentro de mim.

Quando eu estou unido com o grupo, o golpe não me acerta, eu estou acima da rejeição e da decepção. Isso me ajuda a distinguir o “eu” que se esforça para o Criador e o Faraó (o “eu” em mim).

Mas o que eu faço com a decepção e o desamparo? Peça ajuda ao Criador! Finalmente eu preciso Dele agora, mas não antes. Antes, costumávamos pensar que podíamos alcançar a unidade com o grupo, a garantia mútua e a revelação por conta própria.

Nós nunca aceitamos o Criador como a terceira principal força que faz o trabalho todo. Isso é o que é chamado: o  trabalho do Criador (AvodatHashem). Nós apenas a evocamos.

[26782]
Da Cabala para Iniciantes “, Desejando” 15/11/10