Keter-Hochma-Bina-ZA-Malchut

Kether e Bina possuem tais propriedades especiais que podem descer em qualquer lugar que quiser e trabalhar com os menores desejos. Bina é Hassadim (misericórdia), e Hassadim pode habitar em qualquer lugar, protegido por sua intenção de “doar por doar.” Mas como pode Kether fazer o mesmo se, ao lado de Hassadim, tem Hochma (sabedoria)?

A chave é que Kether preenche os desejos e se relaciona com tudo “de baixo para cima.” Por isso, é capaz de descer em todos os desejos que vivem em intenções egoístas, como Bina, mas por razões completamente diferentes.

Kether é a propriedade do criador que pretende preencher a criação inteira, Malchut ao máximo. Não é a Luz da realização, Hochma, mas o plano da criação, o seu pensamento inicial, o seu programa. De certa forma, ele determina o que o Criador deseja para nós no final: nos elevar ao Seu status.

Esta é a razão pela qual a Sefira de Hochma é marcada com o último ponto da letra Yod: É o programa que começa a ser notado, começando com a Sefira de Hochma e abaixo. Hochma é a Luz da finalidade da criação, e  abaixo dela, Bina é a Luz da correção.

Assim, há GAR, as três Sefirot superiores relacionadas com o Criador: Kether é o programa, Hochma é o propósito da criação, e Bina é a correção do ser criado. Mais adiante, a realização dos mais inferiores ocorre. É Zeir Anpin, o sistema o qual  determina como a mais baixo deverá mudar e que seqüência de atos é necessário para isso. Quanto aos mais baixos, o que deve mudar e sofrer essas modificações, é Malchut. Isto é como o ser criado está arranjado em cinco partes.

E visto que Kether é o momento da concepção, o programa da criação, a idéia original, ele está presente em qualquer lugar! Afinal, sem essa idéia, nada existiria, nem mesmo o menor dos desejos.

Mas em relação aos menores, Kether age “de baixo para cima”, pois visa apenas elevá-los para a correção, mesmo que tenha que descer para as mais baixas Klipot (conchas) e cometer algumas transgressões nesta jornada. Mas depois disso, como O Livro do Zohar descreve, todos estes problemas e transgressões parecem ter sido as ações corretas para nós, que tivemos que sofrer, porque nos ajudou a ver o nosso estado corrigido final.

Tudo isso é feito pelas mãos do Criador,  e nós não cometemos nenhum erro, nenhum crime, ou fazemos quaisquer correções. Por isso, em todo o seu comportamento e tratamento com os mais baixos, Kether está acima de todas as limitações e restrições. É o pensamento contido em cada partícula da criação e todos os seus atos. Assim, ele se expande em toda parte e funciona de baixo para cima a fim de conectar todas as peças da criação e levá-los para o fim da correção (Gmar Tikkun).

Bina trabalha de uma maneira diferente: É a Luz de Hassadim, a correção do ser criado. Correção pode ocorrer em qualquer condição e em qualquer lugar de acordo com o desejo do mais baixo a ser corrigido e receber a propriedade de Bina, o atributo da doação. Se você desejar por ela, você vai receber, sem limites!

Portanto, Bina também pode se expandir em todos os lugares, pois é “HafetzHesed” (doação pura). Por outro lado, Hochma é a Luz do propósito da criação, que preenche os desejos após a sua correção feita por Bina, que havia sido recebido com antecedência. Zeir Anpin organiza o processo que determina como essa correção é efetuada.

Bina, desejando ser semelhante ao Criador, dá à luz a Zeir Anpin (ZA) e trabalha dentro dele, a fim de trazê-lo para o nível de Keter. Mas ZA não pode atingir o nível de Keter como Bina deseja que ele o faça, já que ZA pode fazê-lo apenas com a ajuda de Malchut!

Acontece que ZA é o Criador oculto, Keter a mais alta qualidade, Atzmuto, o plano da criação. ZA e Malchut trabalham em par porque ZA não pode se tornar Keter a menos que Malchut se junte com ZA e passe todos os seus desejos para ele.

Daí, Malchut pode corrigir-se apenas seguindo o exemplo de ZA. Olhando para Ele, ela aprende que desejos e correções ela precisa para se fundir com Ele. Malchut são todas as almas, ZA é o Criador, e seu acoplamento é a fusão de todas as almas com o Criador.

Mas quando eles finalmente se fundirem, eles ascenderã a AB-SAG e Hochma Bina. E quando eles se fundirem lá, eles se tornarão parte de Kether. Que é onde o programa da criação termina!
[27309]
Da 3a. parte da Lição Diária De Cabala, 22/10/10, Beit Shaar haKavanot