A Vida Com Muitas Incógnitas

Uma pessoa que vive neste mundo não sabe o que vai acontecer com ela no momento seguinte. Ela não entende o porque das coisas que aconteceram com ela ontem e de onde seus pensamentos e desejos são originários. Ela sente que é controlada pelas forças imprevisíveis, como se ela fosse pendurada no ar em relação ao seu passado, presente e futuro. E ela tenta encontrar algum tipo de apoio, em busca de uma explicação para o universo com a ajuda de raciocínio lógico e hipóteses.

Seu ego cresce e pede mais e mais perguntas sobre a vida, e sobre o que o espera após a morte. Quanto mais força adquirimos através do desenvolvimento de tecnologia, que se opõe à natureza, a natureza mais poderosa vem contra nós, forçando-nos a encontrar a resposta sobre a forma como somos governados e qual é o sentido da vida. Como resultado, nós sentimos como se estivéssemos no espaço vazio.

Quando o homem vivia em cavernas e perseguia os mamutes, pensava que sabia tudo sobre a sua vida. Ele sentiu e compreendeu o mundo muito mais do que nós. Nós, por outro lado, estamos insatisfeitos por qualquer uma das teorias existentes. Precisamos de uma resposta clara, porque não somos capazes de organizar adequadamente mesmo o nosso dia-a-dia. Assim, surgem muitas perguntas que somos incapazes de lidar com elas.

É como a matemática: Para encontrar uma incógnita, é suficiente ter uma equação. Para descobrir duas incógnitas, você precisa de duas equações. No entanto, em nossas vidas acabamos com muitas incógnitas e menos dados ou fatos com os quais construir uma fórmula.

As explicações filosóficas e religiosas do passado não funcionam mais em nós, não podemos confiar nelas. Exigimos fatos e provas, o que significa realização. Se soubéssemos que não temos qualquer livre arbítrio, então poderíamos construir uma sociedade completamente diferente e as relações com ela, um sistema diferente de punição e de justiça. O problema que a Cabala se propõe a resolver não é teórico, mas muito prático: determinar onde e como podemos influenciar e realizar esta oportunidade.
Da 4a. parte da Lição Diária de Cabala de 28/11/10 “Corpo e Alma”