A Picada Da Serpente Que Salva Vidas

Dr. Michael LaitmanEm seu artigo “Exílio e Redenção”, o Baal HaSulam escreve que Israel (a pessoa que procura o Criador) não encontrará  descanso entre as “outras nações” (desejos deste mundo), até que ocorra o seguinte dentro dele: “E a partir daí você deve desejar o Criador, e você deve encontrá-Lo, pois você deve procurar por Ele com todo seu coração e com toda a sua alma”.

Até que você tenha alcançado tal pedido, você não terá nenhuma chance de escapar do Egito, pois é somente com um desejo maduro que você ganhará sua liberdade. Seus próprios desejos de permanecer no Egito são os guardas que o mantém lá.

É por isso que as 10 pragas do Egito são necessárias. A fim de nascer, a pessoa deve vir a sentir um grande desejo pelo próximo nível, isto é, desejar o que está do lado de fora enquanto ainda permanece dentro.

É como se houvesse dois desejos totalmente opostos dentro de você. Eles não podem ser conciliados, mas você chegou ao ponto onde eles quase se conectam, e é quando a descoberta acontece. A força do Superior expulsa e lança você ao próximo nível, de acordo com o princípio, “Eu trabalhei e encontrei” (Igati ve Matsati).

Na verdade, você atingiu o ponto de contato entre o seu desejo no seu estado atual e seu estado subseqüente. Na natureza é impossível que o desejo de receber entre em contato com o desejo de doar. Portanto, quando essa transição ocorre dentro de você, o Criador completa a obra (a picada da serpente), e você nasce no próximo nível!

Da 4ª  parte da Lição Diária de Cabala 02/11/10, “Exílio e Redenção”