Todo Mundo Vai Conhecer o Criador

Pergunta: Existe alguma diferença entre estudar o Livro do Zohar no congresso com as massas e estudá-lo em nosso grupo nas lições da manhã? O que é mais importante a qualidade ou quantidade?

Resposta: Quantidade não desmerece a qualidade. Dentro de uma massa de pessoas, sempre há aqueles que podem se unir a um maior ou menor grau, e há aqueles que não podem unir-se de forma alguma e se esquecem disso.  Em ambos os casos, a quantidade tem sua vantagem, pois está escrito: ” Eu habitarei no meio de meu povo”.

Neste momento, não estamos falando de algum grupo especial de pessoas, ou seja, aqueles que são brilhantes, determinados, capazes do trabalho interno, e bem treinados. O Criador habita dentro de toda a nação, não apenas em um pequeno grupo de pessoas especiais que Ele mesmo avança e reune na ponta da pirâmide. Independentemente disso, ele ainda diz que Ele habita entre as massas.

A Governança Superior se preocupa mais com o nível inanimado (na humanidade), menos com o vegetal, então animal, e menos sobre o nível da fala. Quanto mais fraco é o ser criado, menos livre-arbítrio ele tem, menos ele pode trabalhar de forma autônoma para a correção da criação (de acordo com o Plano da Criação e ao sistema comum), mais a Governança Superior fica vestido nele, e isso é um sinal da revelação da Divindade(Elokut).

Em outras palavras, não estamos falando sobre a revelação do Criador em algumas almas exaltadas como Rashbi e todos os grandes cabalistas. A revelação do Criador é medida em relação à sociedade, e não indivíduos. Portanto, não devemos negligenciar a grande quantidade, mas valorizá-la. O poder das massas está na quantidade, não alguns personagens individuais que tenham atingido a espiritualidade pessoal e executam o trabalho espiritual.

É a obra comum que é mais importante, porque ao fazê-la, nós permitimos que a Luz seja revelada e atingimos a revelação de o Criador. Quanto ao trabalho especial de alguns indivíduos, o nosso grupo, ou vários grupos, é necessário apenas para se conectar a esta enorme massa (vários milhões de pessoas em milhares de milhões deles) e através de nós, trazemos conosco espírito da vida .

Portanto, o objetivo, a intenção e a meta são a sociedade e as pessoas. Por isso, precisamos divulgar a sabedoria da Cabala para as massas.
[24423]
Da 2a. parte da Lição Diária da Cabala de 21/10/10, O Zohar

Comente