Perfeição Primordial

O atributo da misericórdia (Hesed) que acompanha todo o processo de evolução é atingido por todos estados opostos e amargos vividos pelo ser criado. Esses estados são exatamente o que nos obriga a nos elevar acima de nós mesmos e acolher a misericórdia e o julgamento, doação e recepção.

A criatura é um acúmulo de uma gama infinita de tons que ficam entre a recepção e doação, com a sua ajuda a criatura revela a força Superior que precedeu e o criou. Para ser uma criatura independente e semelhante ao Criador, para realizar-Lo na íntegra, ela deve conter o seu próprio sistema e o do Criador, de maneira que ambos os sistemas coincidam totalmente com os outros.

A criatura é um mecanismo complexo, mas sua complexidade é o resultado de sua imperfeição. A perfeição está na simplicidade. A Luz Superior é simples, é a pura qualidade de doação. No entanto, a própria criatura não pode ser igual ao Criador, exceto em sua forma exterior, enquanto no interior, continua a ser o desejo de ser preenchido.
[23292]

Da 1a.  parte da Lição Diária de Cabala de 12/10/10 “Uma Questão de Misericórdia”