Onde Eu Estou: Abaixo Ou Acima?

Dr. Michael LaitmanO avanço de uma pessoa depende de sua habilidade em ascender acima da sensação e de sua mente anterior, separando-se delas e sempre se segurando à Luz, o Criador. No entanto, isso é impossível durante a descida, visto que o Criador desaparece de sua sensação e percepção. Então, somente o grupo pode ajudar a pessoa, segurando-a no nível onde ela mantém a atitude correta ou a perspectiva correta sobre o que está acontecendo consigo.

É por isso que é tão importante estar conectado com o grupo, com sua mentalidade e abordagem. O grupo nunca perde a compreensão, a boa vontade e a conexão com o Superior. Ele sempre sabe que não há outro além Dele, que é o Bom e faz o Bem.

Se a pessoa absorve o espírito do grupo, logo ela passa por todos os estados e sempre se beneficia deles. À medida que ela verifica sensações em seu desejo egoísta, acrescenta a eles o que ela sente e pensa mais alto, acima do desejo. E isso é algo que vem do grupo.

À medida que a pessoa avança no caminho, ela começa a entender que há dois elementos fundamentais inerentes à sua percepção:

  1. Dentro do desejo egoísta seus pensamentos correspondem às sensações; sua mente e coração são unânimes.
  2. Quando ela muda para os desejos e pensamentos dos seus amigos no grupo, ela analisa a si mesma e constrói a fé acima da razão.

Tudo depende com relação a que a pessoa identifica-se e onde está o seu ponto no coração: abaixo ou acima. Essa é a liberdade de escolha da pessoa.

 Da 1a parte da Lição Diária de Cabala 10/25/10, “Mostre-me Sua Honra”