O Grau De Equivalência Independente

Doação e recepção são as únicas duas qualidades no mundo. Nós usamos termos diferentes para descrever a qualidade de doação,  a qualidade da fé, misericórdia, bondade, amor, Shechiná (Divindade), o Criador, e assim por diante. Todos estes termos descrevem a força da doação, a força do Criador.

As qualidades de recepção, apesar de serem negativas e contrárias à doação, foram criadas por misericórdia (Hesed), uma força benevolente de doação. “O fim da ação está em seu pensamento inicial” significando que tudo é preparado exatamente dessa forma, a fim de trazer a criatura para a independência. Então, situado entre as duas forças, ela sempre será capaz de afirmar a sua independência, utilizando-as de acordo com sua escolha.

Dentro da oposição dessas duas propriedades, o ser criado revela uma terceira linha: em si. Cada vez, ele procura uma oportunidade de doar ao Criador, através da aplicação adequada de receber e doar desejos. Nenhum deles pertence à criatura, e com sua ajuda ela traz doação de si mesma e ao Criador. Assim, a criatura determina a sua independência, o seu estatuto, precisamente porque todas as forças e os objetivos estão fora, enquanto se limita a decidir o que usar para eles.

Essas condições estão preparadas para nos previamente. O nível de “falar” que surge da combinação da qualidades e ações pelas quais nos tornamos equivalente ao Criador, quando construímos nós mesmos à Sua imagem e se manifesta especificamente nessas circunstâncias.
[23298]
Da 1a.  parte da Lição Diária de Cabala de 12/10/10, “Uma Questão de Misericórdia”