Há Velas Mas Nenhuma Luz para Iluminá-las

Baal HaSulam, “O Ensino da Cabala e sua Essência”: Está escrito: “Porque o mandamento é uma vela, e o ensino é a luz. “Como alguém que tem velas, mas nenhuma luz para iluminá-las fica no escuro, aquele que tem Mitzvot mas não a Torá, fica no escuro. Isso ocorre porque a Torá é a Luz, pela qual as trevas no corpo são iluminadas e acesas.

Existem pessoas que realizam muitas ações. Elas pensam que suas ações são corretas, o que significa que as aproxima de uma recompensa espiritual. Infelizmente, isso não é verdade.

Uma pessoa que resume a sua vida e pensa que ela fez um monte de coisas boas, cumpriu muitos desejos do Criador (mandamentos), estudou a Torá, aprendeu de cor um grande número de textos sagrados, e cumpriu todos os requisitos. No entanto, de repente ela começa a perceber que não conseguiu nada, já que “uma Mitzva (mandamento ou preceito) sem um objetivo é como um corpo sem alma.”

As ações físicas que ela desempenhou durante sua vida não trouxe nenhum resultado positivo. A vida passou, e os esforços da pessoa e do sofrimento ocorreram inutilmente. Ela terá que voltar para esta realidade mais uma vez, renascerá, e vai começar tudo de novo desde o berço esperando que durante esta próxima reencarnação ela vai conseguir muito mais.

Esta é a forma como as almas avançam cada vez, de geração em geração, de vida em vida, até chegar à sua realização correta. Afinal, o propósito da vida não está no cumprimento das ações físicas, mas sim em corrigir a nossa natureza.

Um mandamento representa a correção do desejo egoísta pela intenção de doar. Esta definição deve encorajar-nos a avaliar se conseguimos corrigir, pelo menos, um desejo nosso e re-estabelecer a conexão com os outros
[23950]

Da 4a. parte da Lição Diária de Cabala ed 17/10/10 ,”O Ensino da Cabala e sua Essência”