Há Algo Que Você Não Pode Esconder

Pergunta: Se uma pessoa saí para fora do círculo comum, isso não atrapalha a união dos amigos?

Resposta: Por enquanto eu ainda não vejo que as ações das pessoas indiquem que a união foi feita …. Há princípios claros a esse respeito.

Primeiro de tudo: Será que uma pessoa constantemente se preocupa com o fortalecimento do grupo? Será que ela se preocupa com a intenção dos seus amigos? Será que ela quer que eles estejam em ascensão para se sentirem confiantes de que vão atingir a meta? Será que ela luta contra si mesma por tudo
isso?E em segundo lugar: Será que ela realmente levanta o humor dos seus amigos? Será que ela lhes dão a confiança e a compreensão de que o objetivo é importante?

Você pode dizer  por uma pessoa que faz isso não só quando ela se sente bem, mas em todos os estados, mesmo se ela estiver cansada ou destituída de qualquer força. Vendo a sua própria falta de poder, ela se vira para o grupo mais uma vez e tenta receber as forças dele.

O problema não é que ela se sente mal e quer aumentar o ânimo, mas que o mau humor não lhe permite reforçar o grupo e realizar a união. Portanto, mesmo quando ela está destituída de força, ela se apoia  nos seus amigos, mas não para seu próprio bem, mas porque lhe dói não poder atendê-los nesse estado.

Existem outros sinais claros, bem como: Quanto custa para ela o cuidado de assegurar que o grupo tem a forma mais confortável de estudo e a melhor organização de todos os assuntos que ela irá avançar no caminho espiritual mais fácil e mais rápido? Será que eles se preocupam com isso do fundo do seu coração ou tratam isso formalmente como um dever?

Isso é algo que você não pode esconder. Você pode dizer o quão importante o grupo e o objectivo é para uma pessoa.
[24661]
Da 1a.  parte da Lição Diaria de Cabala de 24/10/10, Escritos de Rabash

Comente