Educar Pela Verdade

Dr. Michael LaitmanEducar um filho significa aproximá-lo do nosso mundo e do mundo espiritual. Durante um curto período de tempo, especialmente entre as idades de nove a treze anos, a criança tem que descobrir tudo.

A educação termina com a idade de doze ou treze anos, porque as crianças naturalmente deixam de nos ouvir. Elas agem e realizam por conta própria, não recebendo nada de nós. Portanto, nós temos que dar-lhes explicações e a verdade sobre o que está acontecendo no mundo .

Se nós as alimentamos com mentiras, isso é como um veneno que não pode ser removido de sua consciência. Ela distorce a sua visão de mundo e, de certa forma, separa as crianças da realidade, substituindo-a por uma ilusão.

Obviamente, isso não significa que nós não possamos usar analogias e lendas quando educamos uma criança, mas sua forma e os limites devem ser claramente definidos. Uma coisa é a criança entender o que você está falando com ela de forma metafórica, e outra completamente diferente se ela achar que realmente existe uma floresta habitada por animais que ela só vê em fotos e que esses animais são capazes de falar uns com os outros.

Tudo depende de como você apresenta as coisas: no primeiro caso a pessoa se torna familiarizada com o mundo real, enquanto que no segundo, a sua consciência e memória são permeadas por imagens falsas. Apesar disso, nós devemos entender que em muitos aspectos os atuais contos de fadas vêm de antigas crenças e mitologias, quando cada objeto era pensado para ter uma alma, uma força superior, e uma influência especial sobre a pessoa.

Da Discussão sobre a Educação 29/09/10

Comente