Como Podemos Influenciar Nossos Filhos?

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que significa “educar um filho com ‘Torá e mandamentos’ e com a intenção de doar ao Criador, em vez do amor por si mesmo?”.

Resposta: Os “mandamentos” são as etapas da correção do nosso desejo egoísta, o desejo de receber prazer, que se revela cada vez mais a cada passo, como se impedisse o amor entre nós. No entanto, quando nós tentamos corrigir esse egoísmo que nos separa e transformá-lo em doação, o amor se manifesta especificamente nele, ou seja, ele se torna nosso aliado. Isto é o que chamamos de “Torá e seus mandamentos”.

A “Torá” é a Luz que Corrige (o amor e a doação) e os “mandamentos” são as ações de corrigir os desejos humanos em amor e doação. A Torá é o método que nos permite alcançar o amor, a união e a doação, pois contém a Luz, a força da correção. Esta Luz criou o desejo, e só ela pode corrigi-lo. No entanto, há uma condição: nós devemos desejar a correção, evocar que a Luz atue. Este é o papel do homem.

Os filhos não são criados nem pelo pai nem pela mãe, nem pela professora. Mesmo se você fosse o maior dos Cabalistas, você não seria capaz de educar um filho; somente a sociedade apropriada pode fazê-lo. Não importa o quanto os pais invistam em seus filhos, estes não tomam nada de seus pais, mas sim caem sob a influência do ambiente na rua ou na escola, e lá recebem todos os seus modelos de comportamento e valores de vida.

Eles percebem o pai e a mãe como um sistema e não como seu ambiente. O ambiente é algo que está próximo aos filhos. Ele fala uma linguagem que os filhos compreendem e que também os compreende. Eles estão em um nível. A necessidade de um ambiente surge por volta dos 3 a 4 anos de idade, e é preciso impor limites apropriados ao redor deles.

Na sabedoria Cabalística, nós aprendemos que só percebemos um Partzuf que seja igual a nós ou um superior que tenha descido até nós. Nós não percebemos acima do nível de igualdade. É por isso que a criança percebe o pai e a mãe como aqueles que devem serví-la.

É por isso que só podemos educar através do ambiente. Crie um ambiente adequado para seus filhos. Então, você será capaz de influenciá-los.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabala 10/10/10, “O Amor pelo Criador e Amor pelos Seres Criados”

Comente