A Mente Só Avalia Sentimentos

Dr. Michael LaitmanPergunta: O Baal HaSulam escreve que “a sensação mais importante é a sensação noética (racional), dada somente ao homem “. Será que ele queria dizer que a mente é um tipo de sensação?

Resposta: Não, ele não queria. Nós evoluímos através de sensações ou sentimentos. Os sentimentos mudam, e nós estudamos o que sentimos. Nós somos compostos de coração (Liba) e mente (Mocha). O propósito da evolução da mente é nos ajudar a entender o que sentimos.

Unir o coração e a mente é chamado de expansão da Luz de Hochma (Sabedoria) na Luz de Hassadim (Misericórdia). Esta é a perfeição, a Luz de AB-SAG. A Luz de Hochma ou AB expande-se totalmente na Luz de Hassadim ou SAG, o que resulta na obtenção da alma da Luz de Keter.

Este é o pensamento que se expande interiormente e entende os desejos, e os desejos compreendem o pensamento. Eles “se entrelaçam”, complementando-se mutuamente. Então, com a ajuda da mente, os sentimentos se desenvolvem e evoluem (intensificam), e com a ajuda deles ocorre um maior desenvolvimento da mente.

Se eu recebo uma impressão mais forte, a minha mente se desenvolve e estuda a causa das impressões. Os nossos desejos e pensamentos de doação e recepção desenvolvem-se constantemente, e as Luzes de Hassadim e Hochma crescem. Ao se revestirem mutuamente, elas adquirem a perfeição. Elokut (Santidade) indica o revestimento mútuo das Luzes.

O grau de fé é expresso pela Luz de Hassadim, e a fé e o amor completo são expressos na Luz Hochma vestida na Luz de Hassadim.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabala 13/10/10 “O Ensino da Cabala e sua Essência”

Comente