A Companheira Escolhida Para Mim Pelo Criador

Dr. Michael LaitmanPergunta: Existe uma diferença no desenvolvimento espiritual de homens e mulheres, e o que constitui esta diferença?

Resposta: Se olharmos para o processo histórico, veremos que assim que Abraão começou a revelar a sabedoria da Cabala, ele recebeu uma ordem para aderir-se à sua parte feminina: “Escute o que Sara te diz”. Tudo é determinado pela parte feminina. O que um homem revela é revelado por ele na mulher, ou seja, a parte masculina da alma na parte interna da alma feminina e o homem na mulher.

O Rabash escreveu e falou várias vezes sobre o fato de que na sociedade corrigida, em uma família corrigida com um homem e uma mulher, o marido e a mulher estão no processo de revelação do Criador entre si. O marido percebe a mulher com o Criador e a esposa identifica-se com o marido da mesma maneira. Eles sentem constantemente que o Criador habita entre eles.

Isto é, eu sei que eu recebi ela do Criador. E se eu a percebo como uma parte que pode me ajudar a alcançar o Criador, então eu estou realmente percebendo a mim mesmo.

Pergunta cont.: Em outras palavras, a minha esposa é minha companheira no caminho espiritual?

Resposta: Ela não é simplesmente uma parceira. Eu a vejo como uma companheira escolhida para mim pelo Criador. E se eu tratá-la desta maneira, não apenas dirijo-me a ela. Dirijo-me a ela e ao Criador ao mesmo tempo e sinto que ela se refere a mim da mesma maneira. Parece um contraste articial, mas ele é muito natural, pois possui objetivos específicos.

Acontece que em cada momento da minha vida, das situações familiares mais íntimas às mais comuns, e ainda mais em público e em todo o mundo, nós começamos a tratar uns aos outros à semelhança do Criador que habita entre nós. Nós sentimos que esta Força tem que nos unir, preencher os vazios entre nós, e corrigir a rejeição e o ódio que se ergue entre nós.

O próprio Criador vem preencher este espaço e unir-nos. Nós podemos começar a realizar isso na família, o local mais próximo de cada pessoa, e continuá-lo em todo mundo.

De “Cabala Para Principiantes, ‘Homens e Mulheres’” 14/10/10