Você Irá Cair e Levantar Novamente Mil Vezes

Laitman_100_01“Arrependimento” significa que eu senti que pequei, mas ainda não fui capaz de progredir no caminho correto. Eu não pedi ao Criador por força para subir acima das sensações de prazer ou de desprazer e para sempre me relacionar com Ele como ao Único que faz o bem. Eu não pude tolerar isso e descendi.

Agora, para subir novamente, eu preciso do “despertar desde abaixo” e do “despertar desde o Alto”. Para esse propósito, um estímulo especial vem durante períodos particulares de tempo chamado feriados: o mês de ELUL, que é a abreviatura de “Eu sou para meu amado, e meu amado é para mim”. Esse estímulo conduz a novas decisões, sensações e impressões.

E, então, eu peço por correção dos pecados que não me permitiram alcançar a bondade, elevação, peço a força da fé, e avanço espiritual. Ao invés, eles me conduzem ao um descenso que, claro, foi planejado pelo Criador. É necessário que eu constantemente tropece e caia? Sim é. Não há outra maneira. Como está escrito: “Os justos cairão mil vezes e se erguerão novamente”.

A sensação de um pecado, mesmo pela segunda vez, é ainda insuficiente para o avanço e para senti-lo em toda sua profundidade. Na segunda vez, me é mostrada a tela contra meu desejo de satisfação. Quando eu peco pela terceira vez, eu começo a revelar a atitude do Criador acima dos desejos.
Assim, não há outra escolha: todos precisam se tornar completamente malvados. De outra forma, é impossível ser corrigido e se tornar um completo justo. Porém, só é possível se tornar malvado quando se tem a aspiração de se tornar justo.