Transformar Dor Em Alegria

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que as pessoas consideram o Yom Kippur um dia triste e fúnebre?

Resposta: É porque as pessoas não entendem que o que é percebido como “mau” pode ser um trampolim para o bom, porque algo é considerado bom ou mau dependendo da atitude da pessoa. Por exemplo, se durante uma visita de rotina a um médico a pessoa descobre que tem uma doença, então o mal foi revelado para que pudesse ser tratado. Assim, revelar o mal foi bom.

No entanto, está escrito: “A opinião das pessoas comuns é contrária à opinião da Torá”, e a pessoa se afasta da correção. Ela não entende porque precisa disso. Ela chora por sentir-se mal e pede que o Criador faça com que ela se sinta bem. Ou seja, ela chora por seu egoísmo e lamenta que o Criador não a satisfaça. É como se ela pedisse ao Criador: “Por que Você é tão mau e cruel? Magoaria Você deixar-me aproveitar?”. Ela não entende que a revelação do mal é para o seu próprio benefício, de modo que ela possa crescer.

Com base em mil anos de nossa história, nós devemos finalmente compreender que o Criador só responde a um desejo que for dirigido à correção e à meta da criação. Qualquer outro pedido não será respondido. Agora é hora de explicar a todos o que realmente significa chegar ao Dia do Julgamento: revelar que “Eu criei a inclinação ao mal”, depois, “eu criei a Torá para a sua correção”, e, finalmente, “porque a Luz na Torá corrige”.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabala 16/09/10, trechos selecionados sobre Yom Kippur