Santidade E Impureza

Dr. Michael LaitmanPergunta: Está escrito que nós temos que estar alegre em Sucot. O que isso significa?

Resposta: A alegria é um efeito da realização e da unificação; é a alegria por trazer contentamento ao Criador. Existe o Mundo do Infinito, o vaso do Criador, que está vazio. Eu satisfaço (preencho) o Criador por meio do grupo, e esse ato de satisfazê-Lo me faz sentir alegria.

No início, eu me sentia vazio e exigia a satisfação do Criador. No entanto, graças ao estudo em grupo, eu percebi que a satisfação vem apenas da satisfação ao Criador. Eu estou satisfeito pela doação a Ele, da mesma forma que uma mãe se enche de alegria quando o filho está satsifeito.

Em última análise, não faz diferença se eu dou ou recebo. O objetivo é estar satisfeito, e isso só pode ser alcançado através da satisfação Dele. Quando eu O satisfaço, eu me satisfaço. No entanto, se eu O satisfaço por auto-gratificação, isso é egoísmo (Klipa, casca); é como trabalhar por uma recompensa.

No entanto, se eu me satisfaço a fim de satisfazê-Lo, isso é doação (santidade). Se eu O satisfaço a fim de me satisfazer, isso é recepção (impureza).

Holiness and ImpurityDiagrama: Impureza: 1-2) Eu O satisfaço, 3-4) a fim de ser satisfeito. Santidade: I) Eu elevo MAN a Ele, II ) para fazê-Lo satisfazer-me, III ) de modo que satisfazendo-me, IV) eu possa satisfazê-Lo.

Em ambos os casos, nós dois estamos satisfeitos. Ainda assim, tudo é determinado pela intenção: para quem eu devo realizar essas ações? Se existe amor entre nós, quanto mais eu me satisfaço, mais eu O satisfaço. No nosso mundo, não existem outros modelos do que uma mãe e seu filho.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabala 22/9/10 “A Agenda da Assembléia”