Por Meio Do Engano Para a Verdade

Pergunta: Por que os cabalistas intencionalmente nos confundem através das suas palavras “terrenas” em seus livros como se eles estivessem falando sobre o nosso mundo material?

Resposta: É porque só na confusão que vamos perceber a verdade. Sem confusão, você nunca vai conseguir entendê-la. Por isso Cabalistas escrevem tantos livros, porque precisamos chegar a revelação do seu opposto: a partir do desejo de receber prazer com o desejo de doar.

Há uma enorme falha entre eles. Nós pensamos que é suficiente modificar “mais” em “menos”, mas, na verdade, não é assim tão fácil. Todos os nossos pensamentos e desejos estão interligados, e nós temos que passar por toda essa perplexidade. Qualquer “confusão” representa uma questão que temos de resolver. E, para chegar a uma questão, significa já estar a meio caminho da revelação, ou até mais.

Assim, cada estado que nós passamos em trevas, ser fraco e indefeso é uma necessidade absoluta para nós. Eu não tenho nenhuma idéia de como chegar à verdade sem passar por erros e percepções enganosas que são repulsivas para os meus sentidos e, claro, na minha mente. No entanto, eu cresço por causa deles. Esta é a única maneira que nós podemos combinar “positivo e negativo”, ou o desejo do Criador para conceder o desejo da criatura para receber: passar por um sistema de exílio, ocultação e um completo desnorteamento.

Quando olho para trás, vejo que a cada momento do meu caminho é irrevogável. Se eu me livrar de um instante sequer, nada ficará claro para mim mais, e não haverá perfeição no final, não vamos ser capazes de reconhecer ou revelá-la.

É por isso que tudo o que acontece conosco é indispensável. Seria impossível escrever o Zohar de qualquer outra forma. Uma pessoa não pode progredir sem cometer erros. Temos de nos tornar conscientes de algo que é oposto à verdade.

Como podemos ensinar aos nossos filhos? Nós os confundimos e permitimos que eles cometam erros para que eles aprendam a partir deles e não façam na vida real. Esta é a diferença entre o avanço através da aflição e através da ciência da Cabala .

Material Relacionado:
A Vida Coletiva Da Luz E Do Desejo
Dar É Vida, Receber É Morte
O Doce Sabor Da Verdade