Foco Na Essência

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como eu posso alterar os meus valores? Como eu estabeleço a importância da Força Superior, que constantemente define e forma a mim e o meu mundo, acima de todos os desejos materiais, animais, físicos e até mesmo humanos? Como eu faço para usar o grupo (o ambiente) e elevá-lo acima de tudo aquilo que é importante para o desejo egoísta?

Resposta: É precisamente a importância que diferencia o desejo egoísta do desejo espiritual de doar. No nível corporal, ela se concentra no Kli (vaso), enquanto que no plano espiritual, ela está focada no Criador.

Isto é, o que importa é que você concentre sua atenção: no que receber ou de Quem recebê-la.

A importância pode ser alterada. Por exemplo, da perspectiva de uma mãe, a criança é mais importante do que ela. No entanto, como eu faço para seguir seu exemplo em relação às outras pessoas em um mundo tão diverso? Como eu faço para me convencer a transferir a importância da minha vida a uma determinada força que desenha esse mundo para mim?

Vale lembrar que eu revelo essa força ao esforçar-me em examiná-la. Eu adquiro o vaso da revelação. Agora, a força também está presente, mas eu não estou focado em percebê-la. Então, como eu faço para concentrar minha atenção nela?

Tudo depende da importância: quando ela está focada no Criador, eu O sinto e vivo Nele. Finalmente, eu posso discernir as coisas que eu não percebia antes. O próprio Criador não muda. Ele permanece em repouso absoluto. É apenas o constante funcionamento das Reshimot (reminiscências, os genes espirituais) que me faz realizar um esforço. Depois, eu preciso procurar uma maneira de concentrar esses esforços da maneira que realmente importa.

É aqui onde o ambiente vem nos salvar. Como óculos, ele foca meus olhos sobre a essência. Nós nos unimos, elevamos a importância da espiritualidade aos nossos olhos, e concentramos nossos esforços comuns em um pequeno ponto, através do qual eu começo a ver o Criador.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabala 20/09/10 “A Grandeza da Pessoa Depende da sua Fé no Futuro”