Como Entrar No Livro Do Zohar

O Zohar, no capítulo “VeYechi (E Jacó Viveu),” Item 376: Onde estão as bênçãos necessárias, o Criador, Malchut, deve ser abençoado em primeiro lugar. E se o Criador não é abençoado em primeiro lugar, as bênçãos não duram.

Quando lemos os livros sagrados, lemos sobre os estados que nós teremos que experimentar no futuro. No entanto, nós ainda não sentimos o texto que os cabalistas, escrevem desta forma.

É impossível descrever a espiritualidade de qualquer outra maneira além de tirar as palavras do mundo material. Não há palavras na espiritualidade. Então, como alguém pode narrar sobre isso? Como se pode explicar fenômenos que não existem no nosso mundo?

É necessário ter algo semelhante no nosso mundo e usar essas palavras para descrever a espiritualidade. Em qualquer caso, uma pessoa que não está no mundo espiritual não sabe o que está sendo descrito. Ela simplesmente lê.

No entanto, se lermos sobre a espiritualidade, mesmo sem sentir, mas que desejamos aderir a quem revelou a espiritualidade e escreveu sobre isso em seus livros – Rabi Shimon e seus alunos, os autores do Livro do Zohar e Baal HaSulam, que acrescentou seu comentário para o Zohar, se desejamos unir-se com eles para a sua realização e força que nos influenciam, então, desenvolveremos naturalmente como uma criança que deseja estar ao lado de um adulto, para aprender com ele, e para assimilar tudo o que pode sair do adulto. É assim que ela cresce.

Portanto, durante a leitura do Livro do Zohar, que devemos estar o mais próximo possível de seus autores. Na espiritualidade, alguém que está perto significa que ela tem a mesma qualidade, proximidade não é medida pela distância ou proximidade no espaço. Na espiritualidade, sou considerado perto de alguém se eu tiver a mesma qualidade, se eu sou parecido dele.

A qualidade do autor do  Zohar é doação, ao passo que a nossa qualidade é de acolhimento. Então, como podemos ficar mais perto deles? Eu tenho que imaginar que estou junto com meus amigos e me anular perante eles. Então eu atinjo um estado em que estamos todos juntos em um desejo de se unir, e tentar aderir aos autores do Livro do Zohar. É assim que nos aproximamos do estado de unidade que nos influência. Nós somos influenciados pelo estado em que estamos mais conectados uns com os outros, com a doação, e com aqueles que têm a qualidade de doação – os autores do Zohar e o texto que escrevem.

Ele funciona mesmo que nós não entendemos o que nos dizem respeito, como os bebês que desejam receber dos adultos. Então, toda a sua força e as realizações que colocaram nesses livros nos influênciam e começamos a mudar como um bebê. Este é o nosso trabalho, que ocorre de acordo com as mesmas condições naturais e as mesmas fases de desenvolvimento, como em nosso mundo. É assim que avançamos.

Portanto, ao ler o Livro do Zohar, não devemos esquecer a forma de se unir com seus autores. Então, vamos revelar o seu significado interior, vamos entrar no Livro do Zohar, e vamos nos tornar os seus participantes.

Da segunda parte da Lição Diária  de Cabala de 9/24/10, o Zohar

Material Relacionado:
Aspire À Luz
Viajar Com o Rabbi Shimon
A Mente Não Pode Compreender O Zohar