Como Dizer Se Você Está Conectado

Baal HaSulam explica no artigo “Arvut” que ninguém pode alcançar a meta sem a ajuda dos seus amigos, porque sem eles uma pessoa não tem o combustível, o “espírito da vida.” Uma pessoa no caminho espiritual deve se armar com um grande desejo depois de revelar a ruptura entre nós, porque a força do ódio entre nós desnuda a má inclinação. Até mesmo o Zohar fala sobre como os amigos do grupo do Rabi Shimon revelaram o ódio, e como só depois que eles atingiram o amor, em cada nível, por meio da Luz que foi evocada por meio do estudo mútuo.

O objetivo também é algo que descobrimos dentro de nossa interconexão. Gradualmente restauramos a conexão entre nós com a ajuda da Luz, nós revelamos 125 níveis até alcançarmos a unidade com o Criador. Assim, alcançamos o próprio Criador, a força da Luz que Reforma. Se, no entanto, não basearmos tudo na revelação, no local da ruptura e na sua correção, então as nossas ações não têm qualquer ligação com a espiritualidade.

Na verdade, temos apenas um contato com o mundo espiritual, e que é o local da ruptura da ligação entre nós. Está escrito: “Eu criei a inclinação para o mal.” Isto é o que temos que descobrir e revelar. É por isso que nosso trabalho todo é dedicado em discernir a qualidade da conexão entre os amigos no caminho para a revelação do Criador: eu, os amigos, e ao Criador (ou de Israel, a Torá e o Criador).

Estamos à procura de uma conexão entre nós em que o Criador está escondido. Esta é a chave que abre a porta para Ele. Ao corrigir a nossa atitude em relação à nossa interconexão, encontramos a qualidade de doação e amor e é assim que revelamos o Criador. Esta é a única maneira que um amigo pode ajudar um amigo. Isto constitui o nosso único livre arbítrio. Todos os outros atos são obrigatórios, como fantoche. Não devemos exigir nada do outro além do desejo de ajudar.

Da 1 ª parte da  Licão Diária de Cabala d 9/26/10 : “Eles Ajudaram a Todos os Seus Amigos”