Como Ajudar Um Amigo

Dr. Michael Laitman with StudentsArtigo do Rabash “Cada Um Ajudou Seus Amigos”, de 1984 (texto em negrito)

Eu sou incapaz de avançar sem a ajuda dos outros, pois somente através da unidade com eles é que posso descobrir que o mundo espiritual é revelado na conexão entre nós. Em nosso mundo, às vezes eu preciso da ajuda de alguém que é forte, rico, amável ou inteligente. Da mesma forma, preciso da ajuda de uma pessoa igual e semelhante a mim quanto ao propósito da vida.

Nós devemos entender como alguém pode ajudar a seu amigo. Será onde existem ricos e pobres, sábios e tolos, fracos e fortes?

Em nosso mundo, a ajuda é necessária quando existem disparidades entre as pessoas; é onde descobrimos uma oportunidade de ajudar. Se, no entanto, as pessoas são iguais, não há lugar para a assistência. A ajuda em nosso mundo se estende de uma pessoa completa para uma pessoa que carece de algo.

Mas quando todos são ricos, inteligentes, ou fortes, etc., como alguém pode ajudar o outro?

De um modo geral, não nos animamos se tivermos que recorrer a alguém para obter ajuda. Nós sentimos vergonha, orgulho e inveja. Nós não queremos admitir que precisamos de algo ou dependemos de alguém, e nos esforçamos em nos separar.

Nós percebemos que há uma coisa que é comum a todos: o estado de ânimo, de espírito. É dito, “Uma preocupação no coração da pessoa, deixe-a falar sobre isso com outras”. Isso porque, no que diz respeito ao sentimento de bom ânimo, nem riqueza ou erudição pode ajudar.

Um ânimo elevado é resultado da confiança no bom futuro. Mas se a pessoa sabe que tem que se salvar e não consegue fazer isso sozinha, ela cai em depressão.

Pelo contrário, a pessoa é que pode ajudar o outro, vendo que seu amigo está por baixo. Está escrito: “A pessoa não se livra sozinha da prisão”.

Se a prisão é o nosso mundo, apenas um amigo que compartilha a mesma meta pode me libertar dessa prisão e me ajudar a entrar no Mundo Superior.

Pelo contrário, é seu amigo quem pode elevar seu ânimo (ou seja, dar-lhe confiança em atingir a meta). Isto significa que seu amigo a eleva de seu estado para um estado de subsistência. Então, a pessoa começa a readquirir força e confiança na vida e na riqueza, e começa como se o seu objetivo estivesse agora perto dela.

Eu estou desesperado porque não posso alcançar a meta espiritual sem ajuda externa. Eu não posso forçar ninguém, mas eu encontrei um amigo que está disposto a me ajudar. E ele será capaz de me ajudar não por meio de seu conhecimento ou riqueza, mas pelo desejo de alcançar a meta comum.

Acontece que todos devem estar atentos e pensar como podem ajudar seu amigo a aumentar seu espírito, porque em matéria de ânimo, qualquer pessoa pode encontrar um lugar carente em seu amigo, que possa preencher.

Isso não significa que você tem que entreter o seu amigo. Nós temos que evocar em cada amigo um sentimento de que a meta é alcançável. Então, ele será preenchido com o espírito de vida e se elevará acima desta vida corpórea, acima deste mundo que se parece com uma prisão para ele. Quando uma pessoa tem um amigo assim, ela tem certeza de que é capaz de se libertar desta prisão.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 26/09/10, “Cada Um Ajudou Seu Amigo”