Cabalistas Sobre Cabalistas, Parte 23

Dr. Michael LaitmanCaros amigos, por favor, façam perguntas sobre passagens dos grandes Cabalistas. Eu prometo respondê-las. Os comentários entre parênteses são meus.

Principais Fontes Cabalísticas: Comentários do Baal HaSulam sobre as obras do ARI e O Livro do Zohar

Nós podemos ver que todas as interpretações do Livro do Zohar anteriores à nossa não esclareceram nem dez por cento dos lugares mais difíceis no Zohar. E, no pouco que elas esclareceram, suas palavras são quase tão obscuras quanto as palavras do próprio O Zohar.

Mas em nossa geração nós fomos recompensados com o comentário Sulam (escada), que é uma interpretação completa de todas as palavras do Zohar. Além disso, ele não apenas não deixa uma questão duvidosa em todo O Zohar sem interpretá-la, mas os esclarecimentos se baseiam em uma análise simples, que qualquer estudante intermediário pode entender. E visto que O Zohar surgiu em nossa geração, ele é uma prova clara de que já estamos nos dias do Messias (correção completa e geral da humanidade), no princípio dessa geração em que se disse, “porque a Terra (“Eretz”, derivado da palavra “Ratzon” ou desejo) se encherá do conhecimento do Senhor”.
– Baal HaSulam, “Discurso para a Conclusão do Zohar