O Zohar: A Iluminação Dos Mundos superiores

Dr. Michael LaitmanO Zohar é o principal livro na sabedoria da Cabala. Está escrito que não há livro mais mágico, secreto, oculto, magnético ou incompreensível que O Zohar. Isso é realmente verdade.

O Livro do Zohar é revelado em duas fases. Primeiro, eu preciso formar o panorama correto do livro, ou seja, corrigir-me, o leitor. Para ler O Zohar, em vez de regular os “óculos”, eu preciso de outros óculos completamente diferentes, que me permitam reconhecer os fenômenos espirituais dentro deste livro. Portanto, eu preciso primeiro adquirir órgãos espirituais de percepção (Kelim). Então, o livro será revelado a mim e ele será realmente o “Zohar” (Iluminação) que os autores deste livro revelaram e descreveram há dezoito séculos atrás.

Os Cabalistas alcançam a Luz Superior que criou o desejo de desfrutar e que deu a ele a força “para receber” (prazer). Então, a Luz deu-lhe a intenção de agir “em prol da doação”, e depois “quebrou” esse desejo, transformando-o em uma intenção egoísta. Deste modo, o desejo de desfrutar tornou-se um desejo de receber para seu próprio benefício. E agora, a partir do nosso mundo, nós corrigimos gradualmente esse desejo de desfrutar, para que ele se torne um desejo de doar, atingindo assim a correção.

Todos esses fenômenos (a descida de Cima para baixo, isto é, a corrupção do desejo e da intenção, e sua posterior correção) são realizados pela Luz, visto que não há nada além Dele. Todas as mudanças, tudo o que acontece dentro do desejo de desfrutar, são feitas pela Luz. Não há mais ninguém que realize qualquer ação. E todas as ações da Luz são acima da matéria, que é o desejo de desfrutar. Antes da influência da Luz sobre o mesmo, o desejo de desfrutar é simplesmente matéria disforme. A Luz decide o que fazer com ele e que forma dar a ele, como está escrito, “A Luz move os desejos”.

Portanto, se nós quisermos mudar, precisamos atrair a Luz Superior até nós. É por isso que lemos O Livro do Zohar com uma intenção: que a Luz venha, uma vez que ela é a força que me mudará. Através da leitura do Livro do Zohar eu exijo a minha correção. Esta é a atitude correta em relação ao Livro.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabala 30/07/10, O Zohar