O GPS Espiritual

Dr. Michael LaitmanPergunta: Quando eu estava dirigindo de volta da Convenção de Beer Sheba, eu olhava para o meu GPS, que me guiava e me alertava sobre câmeras escondidas nos cruzamentos. Eu pensei, por que não existe um sistema de navegação como este no mundo espiritual, que poderia prever o caminho para nós? Em vez disso, nós precisamos confiar apenas nas instruções dos Cabalistas e nos avisos dos profetas.

Resposta: Não existe um sistema de navegação como este no mundo espiritual . Isto porque em seu mundo, você está sempre “viajando” no mesmo desejo egoísta, que às vezes é maior, e às vezes menor. É por isso que você é capaz de fazer certas suposições sobre o futuro, bem como confiar nas experiências dos outros. As pessoas criam até mesmo ferramentas para você, que mostram o caminho e são capazes de explicar todo o processo e cada passo do caminho para você. Isso permite que você veja com antecedência o que significa tornar-se grande e adulto, do mesmo modo que se explicaria a uma criança que quer crescer e se tornar piloto.

No entanto, no desenvolvimento espiritual nós atravessamos estados onde somos incapazes de prever e imaginar coisas com antecedência. É por isso que não pode haver nenhum tipo de sistema de navegação lá. Isso porque nós não vemos a imagem seguinte antes do tempo e nos faltam os instrumentos de percepção para ver estas imagens. Em vez disso, nos são mostradas imagens contrárias e indesejadas. Se você conseguisse entender que a sua falta de desejo de se conectar com os outros é a forma futura que você precisa para se transformar em seu oposto, isto poderia lhe servir como um GPS espiritual. Ele existe, mas nos mostra a imagem oposta, que é desagradável para o nosso ego, o desejo de receber prazer.

A partir de agora, tudo depende do modo como você aceitará todos esses estados. No entanto, quando você encontra algo assim, você costuma dar meia-volta e retornar, pensando que a meta está lá. Você pensa: “A meta espiritual não é muito fácil nem agradável. Por que eu deveria ir para lá? Seria melhor se eu a diminuísse um pouco”. Assim que você se desvia, você imediatamente adquire o GPS de todas as ferramentas deste mundo, como o apoio de todos, o benefício da opinião social, e tudo mais. Esta é a forma como as pessoas se metem em problemas .

Comente