Como Adquirir A Mente Superior

Dr. Michael LaitmanPergunta: É possível mudar para a doação sem dor ou sofrimento?

Resposta: Sim. É possível fazer essa mudança sem sofrimento, se você fizer isso sob a influência do ambiente.

O ambiente é capaz de infiltrar em mim uma aspiração por qualquer meta, mesmo a mais irreal. Se todos a minha volta pensarem sobre ela, eu também começarei a aspirar por ela. Então não será difícil para eu avaliar a qualidade da doação. Eu a perceberei como uma grande recompensa, ao invés da minha atual recepção egoísta. No entanto, a condição para isso é que os outros à minha volta também pensem e ajam desta forma.

A pessoa é muito parecida com um computador, cujo programa antigo pode ser apagado pela sociedade e um programa novo, mais avançado, com novos dados, pode ser instalado. Eu avanço conforme isso acontece.

A única razão pela qual eu preciso de uma mente é para seguir aqueles que me mostram o caminho espiritual. No entanto, seguí-los não é tão simples, porque você não faz isso transformando-se em um robô, mas, pelo contrário, você cresce!

Você recebe constantemente interferências em todos os níveis: inanimado, vegetativo, animado e humana, as quais impedem você de seguir o caminho espiritual. Você deve se rebaixar e descer do alto do seu enorme egoísmo, a fim de ser capaz de seguir o professor espiritual. É por isso que você tem que ter uma grande mente, a fim de decifrar todos os truques sagazes do seu egoísmo. Assim, você evitará seguir o seu egoísmo e avançará através da fé acima da razão, seguindo o seu professor.

Nós recebemos estados tão confusos que começamos a menosprezar o professor e até mesmo a odiá-lo. No entanto, se você é capaz de transcender isso e se transformar em “nada”, em “pó sob os pés dos justos”, isso significa que você está seguindo uma pessoa justa no caminho espiritual. Isso faz você ser grande como essa pessoa, porque você recebe tudo o que está em sua mente. Você recebe isso do Criador, por meio dela.

Quando se diz que a nação seguiu Moisés como um rebanho segue o pastor, isso não significa que eles andaram como animais. Pelo contrário, está falando de uma forma especial de avanço, onde você anula -se diante do professor, Moisés, e através dele você se anula em relação ao Criador. Da mesma forma nós vamos do amor pelo povo ao amor pelo Criador. Caso contrário, nós não podemos mudar .

Você pode mudar a sua forma anterior e adquirir uma nova, que seja similar ao Criador. Isto não significa menosprezar você de forma alguma. Se você se anula no mundo espiritual em relação às Klipot na altura dos Mundos de Assiya, Yetzira, Beria e Atzilut, e você segue o seu professor, então você se eleva à altura desses mundos. Nós estamos falando apenas sobre a altura da sua oposição às interferências que são enviadas a você (que emergem) .

Isso é chamado de “andar por meio da fé acima da razão”. Eu não tenho o conhecimento do meu mestre espiritual, e, portanto, eu me anulo em relação a ele. Eu anulo a minha mente e recebo novos conhecimentos dele. É o conhecimento do Nível Superior, a “fé”. A parte inferior do Partzuf espiritual dele, o seu AHP, torna-se submerso em mim e eu aceito a escuridão como Luz, mesmo que isso pareça obscuro dentro do meu desejo egoísta. É assim que eu consigo avançar no caminho espiritual.

Da 4ª  parte da Lição Diária de Cabala 1/08/10, “Introdução ao Livro, Panim Meirot uMasbirot

Comente