Cabalistas Sobre A Essência Da Sabedoria Da Cabala, Parte 24

Dr. Michael LaitmanCaros Amigos, por favor, façam perguntas sobre estas passagens dos grandes Cabalistas. Eu prometo respondê-las. Comentários entre parênteses são meus.

A Sabedoria da Cabala e a Filosofia

Onde a filosofia (pensamento pobre e egoísta, limitado pelo intelecto humano) termina, começa a sabedoria da Cabala. Isto significa que a investigação dos filósofos só se estende até o nível dos círculos (até onde seu egoísmo, limitado pela intenção “por causa deles”, permite-lhes subir), e eles não sabem nada mais do que isso. Seu conhecimento é (até mesmo) inferior a estes círculos (que eles sentem através das suas sensações egoístas e investigam com sua mente), apesar da maioria deles ser muito confusa (já que eles são incapazes de ver toda a imagem do universo, suas causas e conseqüências) e admitir esse fato.

A sabedoria da Cabala começa onde a “sabedoria” (limitada por seu egoísmo) deles termina, ou seja, do nível dos círculos (da realização humana) em diante.
– Rabbi Nahman de Breslav , Sichot Moaran, 225

Um Comentário

  1. Querido, Rav Laitman

    Lendo o seu artigo sobre este texto (Sabedoria da Cabala e Filosofia) do Rabbi Nahman de Breslav, me lembrei de algo muito importante que me aconteceu há 26 anos (tentarei resumir):

    Uma vez, eu ouvi de meu Mestre:
    “Não diga ao outro para viver aquilo que você mesma ainda não viveu.
    A evolução não é filosofia, ela só acontece através da ‘conscientização’ (consciência das ações)”.
    Eu tinha 23 anos e senti essa afirmação me penetrar como um relâmpago de esclarecimento e coloquei como meta observar todos os eventos e minhas reações a eles, buscando trazer para a luz todos os desejos ocultos por trás de minhas ações. Com o passar do tempo, fui percebendo que tinha
    prazer nessas observações e no trabalho que empenhava para ‘corrigir’ os desejos.
    Nessa ocasião, meu Mestre pediu para que eu o deixasse e fosse procurar a Kabalah.

    A pergunta é:
    Entendi corretamente o texto quando eu o associo com essa minha história?

    Agradeço por compartilhar tanta sabedoria conosco.

    Um abraço, de coração

Comente